Objetivos:
Conhecer o calendário vacinal de adultos - com ênfase em pessoas com CCNTs -, entendendo o papel primordial das vacinas nessa faixa etária, e não apenas para crianças, adolescentes e maiores de 60 anos.
Entender o impacto do Herpes Zoster e do Vírus Sincicial Respiratório na população adulta, especialmente em pessoas com diabetes, asma, obesidade e outras CCNTs, compreendendo a razão da recomendação dessas vacinas.
Unir esforços entre os diferentes setores para ampliar a informação da população adulta sobre a importância da vacinação, revertendo, assim, a atual baixa cobertura vacinal que ameaça a todos, e ainda mais pessoas com CCNTs.
Agenda:
16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumCCNTs) – Abertura e Contextualização (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)
16h20-16h25 – Quão baixa é a cobertura vacinal em adultos, especialmente a partir dos 50 anos de idade? (Isabella Ballalai, SBIm) (Vídeo)
16h30-16h35 – Por que adultos com asma, DPOC, diabetes, obesidade e outras CCNTs precisam se preocupar com vacinas, incluindo a de herpes zoster e a do vírus sincicial respiratório? (Nancy Bellei, UNIFESP) (Vídeo)
16h40-16h45 – Quem e com que idade adultos e adultos com CCNTs precisam atualizar suas vacinas? (Renato Kfouri, SBIm) (Vídeo)
16h50-16h55 – Quais vacinas importantes para adultos com CCNTs já estão disponíveis nos CRIE e quais estão apenas nas Clínicas Privadas? (Lorena Diniz, CRIE Goiás) (Vídeo)
17h00-17h05 – Quais ações o Ministério da Saúde tem implementado para aumentar a cobertura vacinal de adultos, especialmente grupos prioritários como aqueles com doenças crônicas e maiores de 50 anos? (Eder Gatti, Ministério da Saúde) (Vídeo)
17h10-17h50 – Debate com todos os painelistas – Quais estratégias podemos empregar juntos para ampliar o conhecimento da população, levando ao aumento da cobertura vacinal de adultos? (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)
Painelistas e Moderador
Eder Gatti, MD, MSc, PhD
(Ministério da Saúde)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Residência Médica em Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas - São Paulo, Especialização em Epidemiologia de Campo pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo - EPISUS-SP, Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreviníveis no Ministério da Saúde.
Isabella Ballalai, MD
(SBIm)
Graduada em Medicina. Doutora em Medicina de Petrópolis-RJ. Fundadora, Presidente e Diretora Médica da RedeVaccini, Clínicas de Vacinação e do Serviço de Medicina Escolar URMES. Também atua como Segunda-secretária da Sociedade Brasileira de Imunizações, com ampla experiência na elaboração de campanhas de comunicação e educação em saúde. É Membro da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI-PNI), Membro do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Estado do Rio de Janeiro, Presidente do Grupo de Trabalho em Imunizações do CREMERJ, do Comitê de Imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e do Departamento Científico Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Lorena Diniz, MD
(CRIE Goiás)
Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Valença. Residência médica em Pediatria no HICF-SP, especialista em Alergia e Imunologia na USP- SP. Vasta experiência como Membro da Comissão Nacional de Imunização da ASBAI, medica na SES-GO, Preceptora da Residência Médica de Pediatria no H.M.I. da Secretaria do Estado de Goiás e medica do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais CRIE-GO. Membro da Comissão de imunização da ASBAI. Atualmente Conselheira de Administração na Unimed Goiânia.
Lucas Xavier
(YLD-IDF)
Graduado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), Educador em Diabetes pela International Diabetes Federation (IDF). Fundador e ex-coordenador acadêmico da Liga de Enfermagem na Atenção ao Diabetes (LEAD) na Escola de Enfermagem da USP, Atua como representante da América Latina em programas de liderança internacional, engajando-se em iniciativas intersetoriais com ONGs, setores público e privado. Lidera iniciativas intersetoriais com ONGs, setores público e privado. Possui ampla experiência em projetos voltados às Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente, representa a América do Sul e Central no programa Young Leader in Diabetes da IDF.
Marcelo Freitas, MD, MsC
(GSK)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Mestrado em Doenças Infecciosas e Doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. MBA em saúde pública pela universidade Castelo Branco. Tem vasta experiência em intervenções de saúde de alto impacto, atuando em diversos temas: educação médica, revisão de evidências científicas, promoção da saúde, revisão de diretrizes nacionais, coordenação de projetos de implementação, entre outros. Foi Coordenador Nacional de HIV/Aids no Ministério da Saúde, Diretor Técnico Sênior na ICAP na Universidade de Columbia. Atuou como Ponto Focal Nacional da OPAS/OMS - HIV/AIDS, IST e Hepatites Virais. Atualmente é gerente médico de vacinas na GSK.
Nancy Bellei, MD, MSc, PhD
(UNIFESP)
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestrado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutorado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: viroses respiratórias, influenza, gripe, doenças respiratórias agudas e metapneumovírus. Consultora ad-hoc Ministério da Saúde-SVS para pandemia de Coronavírus, Influenza. Consultora científica OPAS/Covid-19, Influenza. WHO-Influenza. Atualmente é Consultora Voluntária do Ministério da Saúde, Voluntária da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Professora afiliada da Universidade Federal de São Paulo e Médica da Universidade Federal de São Paulo.
Renato Kfouri, MD
(SBIm)
Graduado em medicina, especialista em pediatria e neonatologia no Hospital do Servidor Público Estadual e em infectologia pediátrica na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Vasta experiência como membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), membro da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID) e membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). Atualmente é o Primeiro Secretário da SBIm.
Mark Barone, PhD
(FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Comments