O FórumCCNTs vinha expressando sua preocupação com adolescentes que não haviam sido vacinados contra HPV durante a pandemia e que, com isso, haviam saído da faixa etária para receber a vacina. Como consequência, essas jovens ficavam desprotegidos e a meta de eliminar os variados tipos de câncer, especialmente o de colo do útero, através da vacina contra o HPV, ameaçada.
Em 2022, comemoramos a decisão do Ministério da Saúde, que vínhamos recomendando, de ampliação da faixa etária para a vacinação contra o HPV. Agora comemoramos a decisão, mesmo que temporária, de vacinação de adolescentes entre 15 e 19 anos que nunca receberam essa vacina, nas UBSs.
Aproveitamos, ainda, para divulgar o documento da SBIm que explica a decisão de reduzir de duas para uma dose de vacina contra HPV no sistema público de saúde (disponível também em PDF).
O FórumCCNTs cumprimenta o Ministério da Saúde pela ampliação da vacinação contra HPV na cidade de São Paulo. Verifique aqui se você e/ou a pessoa que acompanha está dentro do perfil para receber a vacina contra HPV na capital paulista.
Comments