top of page

Cobertura Universal de Saúde é destaque na Primeira Conferência Global sobre saúde bucal

Foto do escritor: FórumDCNTsFórumDCNTs

De 24 a 26 de novembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) organizou a sua primeira reunião global sobre saúde oral em Bangkok, marcando um passo fundamental rumo à Reunião de Alto Nível (HLM) da ONU de 2025 sobre Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs). A reunião culminou na Declaração de Bangkok, que defende metas ousadas de saúde oral na Declaração Política do HLM.


Foto: Divulgação

No evento, Nupur Lalvani, do Comitê Consultivo Global Our Views, Our Voices da NCD Alliance, enfatizou a necessidade de integrar a saúde bucal no tratamento do diabetes e destacou o papel da sociedade civil no avanço da Cobertura Universal de Saúde (UHC) e na implementação da Ação Global de Saúde Bucal, Plano 2023–2030. Esta reunião histórica ampliou o apelo para dar prioridade à saúde oral na agenda global das CCNTs.


Os principais objetivos incluem:


  • 80% de acesso global a cuidados de saúde bucais essenciais até 2030.

  • Uma redução de 10% nas principais condições bucais.

  • Medidas de redução do açúcar implementadas em 50% dos países até 2030.


O Plano de Ação Global para a Saúde Oral 2023–2030 fornece uma estrutura para abordar os desafios na prevenção e manejo de condições orais, promovendo a saúde oral dentro da agenda das CCNTs e garantindo que os serviços essenciais sejam acessíveis sem pressão financeira como parte da iniciativa UHC. Ele descreve seis objetivos estratégicos, 100 ações e 11 metas globais voltadas para a redução da carga de condições orais, que contribuem significativamente para a crise global das CCNTs.


Para mais informações, visite a página do evento da reunião global sobre saúde bucal da OMS.


Fonte: OMS

Comments


bottom of page