top of page
Foto do escritorFórumDCNTs

Saúde Digital: Revisão Crítica para Acelerar em CCNTs - 29/11 às 7h30



Agenda:

7h30 – Chegada e conexão híbrida


8h10-8h50 – Mesa de Abertura (Mark Barone, FórumCCNTs (Vídeo), Beatrice Vetter, FIND, Claudia Albertini, Biologix, João Bordallo, Boehringer Ingelheim, Michelle Mello, Roche, Yara Baxter, Novartis Foundation) (Vídeo)

  • Como o GT Saúde Digital do FórumCCNTs planeja contribuir de forma intersetorial e multistakeholder para aprimorar a Saúde Digital e melhorar os cenários das CCNTs no Brasil? – Iseli Reis (FlexiMedical) (Vídeo)


8h40-8h50  Quais são as recomendações da OMS para melhorar os serviços na Atenção Primária para CCNTs usando tecnologias de saúde digital? (em inglês) Andrew Pattison (OMS) (Vídeo)


9h00-10h30 – Painel 1 - Fraquezas e fortalezas da Saúde Digital no Brasil, principalmente pensando em CCNTs – (moderação: Ricardo Lauricella, SBCD) (Vídeo)


  • 9h05-9h15 Quais experiências de Saúde Digital têm mais potencial para melhorar o cenário das CCNTs/DCNTs no Brasil e quais devem ser aposentados? Edson Amaro (Hospital Israelita Albert Einstein) (Vídeo)


  • 9h20-9h30Como a Inteligência Artificial permitirá avançar nos cuidados das CCNTs? – Ricardo Baptista Leite (I-DAIR) (Vídeo)


  • 9h35-9h45 – Quais desafios precisarão ser superados para a real interoperabilidade, permitindo uma Saúde Digital mais resolutiva no Brasil? – Marizelia Moreira (CONASEMS) (Vídeo)


  • 9h50-10h00Quais as principais novidades em Saúde Digital que o Ministério da Saúde planeja implementar para avançar no enfrentamento das CCNTs/DCNTs? Marianne Pinotti (SEIDIGI-Ministério da Saúde) (Vídeo)


  • 10h00-10h25 – P&R (Vídeo)


10h35-11h00 – Intervalo


11h05-11h10  Como a Subcomissão Especial de Saúde Digital pode ser acessada para apoiar avanços na Saúde Digital para CCNTs no país? Flávia Morais (Deputada Federal) (Vídeo)


11h10-12h40 – Painel 2 - Estabelecendo parcerias para avançar em Saúde Digital no Brasil: o que cada um pode aportar? – (moderação: Eduardo Macário, SES-SC) (Vídeo)


  • 11h15-11h25 Qual o papel de fundações globais e parcerias intersetoriais para o desenvolvimento de ferramentas digitais que melhoram a tomada de decisão em sistemas de saúde, refletindo-se em desfechos de CCNTs? Yara Baxter (Novartis Foundation) (Vídeo)


  • 11h25-11h35 – Qual o papel de startups no avanço de soluções digitais que melhoram desfechos de CCNTs na Atenção Primária? Guilherme Sakajiri (ABSS) (Vídeo)


  • 11h40-11h50 – Qual o potencial do telediagnóstico integrado à APS para mudar o cenário das CCNTs/DCNTs no Brasil? Alexandre Taleb (UFG) (Vídeo)


  • 11h50-12h00  Qual a importância e como incluir e integrar inovações para distúrbios do sono entre as prioridades de saúde digital? – Geraldo Lorenzi (InCor-FM-USP) (Vídeo)


  • 12h05-12h15 – Como o uso de Point-of-Care e Telemedicina na Atenção Primária já melhoraram desfechos de diabetes e DCV em algumas regiões do país? (Marcio Galvão, UFBA) (Vídeo)


  • 12h15-12h40 P&R (Vídeo)


12h45-13h20 Mesa de Encerramento, com leitura e endosso da Carta de Recomendações ao Ministério da Saúde e Autoridades (Vídeo)


Painelistas e Moderador

Andrew Pattison

(OMS)

Graduado pela University of Reading (Reino Unido) e pela University of Sunderland. Possui ampla experiência em liderança e inovação digital. Atuou como chefe em organizações como Union of European Football Associations (UEFA), Credit Suisse Private Banking International e World Wildlife Fund (WWF International). Durante a emergência da COVID-19, liderou o setor digital e a Tech Task Force, uma colaboração com mais de 40 empresas, focada no combate à desinformação, promoção de conteúdo de qualidade e desenvolvimento de novos canais digitais. Com vasta experiência em gestão de crises, foi líder web em mais de 35 emergências globais, incluindo destacamentos para a Região Africana em surtos de Ébola e Cólera. Atualmente, é líder da equipe de canais digitais no departamento de saúde e inovação digital da OMS.


Alexandre Taleb, MD, PhD

(UFG)

Graduado em Medicina pela UFG, com doutorado em Ciências pela USP (ênfase em Telemedicina). É membro de conselhos de destaque, como o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e a American Academy of Ophthalmology. Atua como investigador e diretor técnico no Hospital de Olhos de Aparecida de Goiânia/GO. Atualmente é professor da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, coordenador do NUTTs (Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da FMUFG), médico oftalmologista e coordenador do setor de neuro-oftalmologia do Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos e chefe do serviço de neuro-oftalmologia do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas UFG.


Beatrice Vetter, PhD

(FIND)

Graduada em Farmacologia na Heidelberg University (Alemanha). Doutorado em pesquisa médica pela University College London (Inglaterra) e pós-doutorado no Departamento de Doenças Infecciosas da King's College London (Inglaterra). Atuou 15 anos na área médica acadêmica e industrial, trabalhando para o Centro de Diabetes do Imperial College London nos Emirados Árabes Unidos como Oficial Sênior de Pesquisa e Qualidade, no Centro Nacional de Referência Suíço para Retrovírus como pesquisadora clínica e como Gerente Internacional de Produtos Doenças Infecciosas na Roche Diagnostics. Atualmente é Diretora do Programa de Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) na FIND.


Claudia Albertini, MSc, PhD

(Biologix)

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado e Doutorado em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atuou como Professora Supervisora de Estágio no Ambulatório de Reabilitação Pulmonar do HCFMUSP. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Defesa Pulmonar, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia cardiorrespiratória, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, apeia obstrutiva do sono. Foi Gerente de Cuidados Respiratórios e Medical Affairs da ResMed na América Latina e Asia. Atualmente é Consultor Internacional na Biologix.


Edson Amaro, MD, PhD

(Hospital Israelita Albert Einstein)

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente e Doutor pela mesma instituição, e Pós-Doutor pelo Institute of Psychiatry, King's College London. Foi responsável pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein de 2008 a 2012. Vasta experiência em Ressonância Magnética Funcional e Análise de Dados, com mais de 180 artigos publicados em periódicos especializados. Atua como Professor Doutor MS-5 do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico Neurorradiologista do Departamento de Imagem do Hospital Israelita Albert Einstein e responsável pela área de Big Data da instituição. Atualmente é Head Global Advanced Technologies for Equity no H.I. Albert Einstein, com forte atuação em Ressonância Magnética Funcional e Análise de Dados na Medicina.


Geraldo Lorenzi Filho, MD, PhD

(InCor)

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado na área de Defesa Pulmonar pela USP, pós-doutorado em Medicina do Sono na Universidade de Toronto e Livre Docência na área de Pneumologia/Medicina do Sono pela USP. Atuou como Médico assistente da Disciplina de Pneumologia, Professor Associado da disciplina de pneumologia, Diretor Cientifico e sócio da startup Biologix, Presidente da Associação Brasileira do Sono, Coordenador da Residência de Medicina do Sono no complexo HC-FMUSP, Proponente e coordenador do Laboratório de Investigação Médica (LIM) 63 na FMUSP, fez parte do corpo editorial da revista CHEST, editor associado da revista Sleep Science, coordenador brasileiro do estudo SAVE, coordenador brasileiro do estudo multicêntrico ADVENT-HF e membro da American Thoracic Society. Atualmente é Fundador e Diretor Geral do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor-USP).


Guilherme Sakajiri, MBA

(ABSS)

Graduado em Engenharia Naval pela Poli/USP e MBA pela INSEAD. Fundador da startup Comsentimento. Tem ampla experiência como executivo em Saúde Digital, tendo sido responsável pelas áreas de Produtos de Dados na Optum e Semantix. Foi Cofundador da TagFit, especializada em terapias digitais para diabetes e da consultoria Syligo Health. Especialista em saúde digital, com foco no uso de inteligência artificial para criação de valor através de Dados e Evidências de Mundo Real (RWD e RWE). Membro das comunidades HL7, OHDSI/OMOP e SBIS. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Executivo na Associação Brasileira de Startups de Saúde e Healthtechs (ABSS).


Iseli Reis

(FlexiMedical)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez extensão universitária em Arquitetura Hospitalar e em acessibilidade para pessoas com deficiência física pela FUPAM (USP), Certificada em acessibilidade pela Prefeitura de São Paulo e atuou por 18 anos na RPR Arquitetura, assim como no Planejamento de áreas hospitalares, além de ter fundado e trabalhado na Fleximedical como Arquiteta Hospitalar e Diretora de Operações. Atualmente é CEO da Fleximedical.


Marianne Pinotti, MD, MSc, PhD

(SEIDIGI-Ministério da Saúde)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de São Francisco. Mestrado e Doutorado em Obstetricia e Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi diretora do departamento de mastologia do Hospital Pérola Byington, Secretária da Saúde do Município de Ferraz de Vasconcelos , Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Município de São Paulo - SMPED/PMSP . Atualmente é membro relatora - Comitê de Ética em Pesquisa INVITARE, Médica e Diretora da Clínica Pinotti, Cirurgiã do Grupo de cirurgia oncológica da Beneficência Portuguesa de São Paulo , Conselheira da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho - Santa Casa de São Paulo e consultora na Secretaria de Informação e Saúde Digital - SEIDIGI.


Marizelia Leão Moreira, MSc, PhD

(CONASEMS)

Graduada em Ciências Sociais pela UNESP, Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e Doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo - USP. Atuou na coordenação de áreas de sistemas de informação de saúde na Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo e na Agência Nacional de Saúde Suplementar. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos temas: governança da informação de saúde e tecnologias da informação de saúde, direcionadas à qualidade da atenção à saúde e à gestão de serviços de saúde. Atualmente é consultora Técnica em Governança da Informação em Saúde no Conselho Nacional de Secretários Municipais CONASEMS.


Michele Mello, MBA

(Roche)

Graduada em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em análises clínicas pela Universidade de São Paulo e MBA em Gestão Estratégica . Tem habilidades em Contract Research Organization (CRO), pesquisa clínica e biotecnologia. Há mais de 10 anos no setor privado com vasta experiência, atuou como monitora de pesquisa clínica e analista de projetos clínicos, coordenadora de operações clínicas, Gerente Regulatório e Start-up. líder de suporte à Pesquisa Clínica na Roche, Líder de Suporte Comercial e Gerente de Assuntos Regulatórios Latam. Atualmente é Gerente de Assuntos Governamentais na Roche Diagnostics.


Ricardo Baptista Leite, MD

(I-DAIR)

Graduado em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa. Atuou como médico no Hospital Amadora-Sintra (Portugal), docente na Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa e Chair do Center for Global Health na Nova Information Management School (NOVA IMS). Na política, foi Deputado à Assembleia da República , vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de Cascais e vereador da oposição na Câmara Municipal de Sintra. É Presidente e Fundador da UNITE, rede internacional de parlamentares dedicada à Saúde Global, que reúne mais de 300 membros de quase 100 países. Atualmente, desempenha papéis de destaque como Vice-chair da rede de parlamentares do Banco Mundial, integrante do Council do World Health Summit e CEO da International Digital Health and AI Research Collaborative (I-DAIR).


Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.


Parceiros Institucionais
Parceiros Corporativos


Commentaires


bottom of page