A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) respondeu ao Call-to-Action para Fortalecer Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, endossado por 71 líderes acerca da preocupação em relação ao atraso na publicação de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs), Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDTs) e da Atualizações de PCDTs e DDTs.
A saúde mental se caracteriza como um estado de bem-estar que é vivido pelo indivíduo, que favorece o desenvolvimento das habilidades pessoais e das capacidades de resposta, em face aos desafios da vida e de integração/contribuição para a comunidade. A saúde mental é imprescindível para a promoção do desenvolvimento humano equitativo e sustentável. Nesse sentido, assegurar a saúde mental das pessoas é essencial para garantir a elas uma vida com bem-estar e dignidade. Destaca-se que tal bem-estar não se relaciona somente aos aspectos psicológico e emocional, mas também demanda aspectos favoráveis sociais, ambientais e econômicos, uma vez que a saúde mental tem características biopsicossociais.
Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP)
Sr. Mark Barone, boa tarde.
Sabemos do aumento de casos de saúde mental na cidade de São Paulo e no mundo. Diante desse cenário, nesta gestão ampliamos nossa rede de atenção psico social entregando mais 20 CAPS, Implantando a telemedicina em psiquiatria em territórios vulneráveis e ampliando os quadros de profissionais capacitados em terapia comunitária.
Nossa rede toda é monitorada e matriciada, e temos uma articulação muito estreita com várias secretarias, sobretudo com a de assistência social e educação.
Gostaria de convidá-lo a conhecer nosso trabalho e podermos ampliar a discussão sobre o tão caro tema.
Att
SANDRA SABINO FONSECA
Secretaria-Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde
Comments