Linha de Cuidado da Apneia do Sono em Araguari (MG) foi um dos cinco projetos selecionados no Concurso de Melhores Projetos para Enfrentamento às DCNTs/CCNTs em 2022.
O FórumDCNTs anuncia que o projeto “Linha de Cuidado da Apneia do Sono em Araguari (MG)” foi listado na Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma iniciativa modelo do “Repositório de ações multissetoriais sobre DCNTs e condições de saúde mental”. O projeto foi um dos cinco selecionados e premiados no Concurso de Melhores Projetos para Enfrentamento às DCNTs/CCNTs 2022.
O Concurso de Melhores Projetos FórumDCNTs 2022, que teve os resultados apresentados durante o 11º Encontro do FórumDCNTs, em outubro do ano passado, teve como finalista o projeto “Diretriz municipal para diagnosticar rapidamente e gerenciar remotamente o tratamento da síndrome da apneia/hipopneia obstrutiva do sono na atenção primária à saúde”. Após o rigoroso processo de avaliação, a OMS listou três projetos brasileiros, e um deles foi submetido à oportunidade divulgada amplamente pelo FórumDCNTs.
Essa divulgação acontece após solicitação dos Estados Membros da OMS para documentar e analisar iniciativas nacionais bem-sucedidas em ações governamentais multissetoriais para a prevenção e controle de DCNTs e condições de saúde mental. Ao todo são 95 projetos mapeados que podem ser acompanhados pela plataforma online da OMS.
Conheça o projeto
O projeto “Linha de Cuidado da Apneia do Sono em Araguari (MG)” tem como responsável a Dra. Marislene Nunes, que representa a Secretaria Municipal de Saúde de Araguari (MG).
A iniciativa tem como objetivos:
implantar e viabilizar a Linha de Cuidado da Apneia do Sono (SAOS);
orquestrar e implementar estratégias de ampliação de acesso;
promover ações de educação permanente para a construção de habilidades, competências e cuidado interdisciplinar para os profissionais na prevenção e tratamento das DCNTs;
ampliar a informação sobre a saúde à comunidade e sobre as consequências dos transtornos do sono.
O FórumDCNTs e seus parceiros parabenizam e cumprimentam a equipe implementadora por mais essa conquista de muita importância e relevância para a continuidade de projetos que fazem a diferença, por meio de parcerias intersetoriais para o enfrentamento às CCNTs/DCNTs no Brasil.
Acesse o resumo do projeto aqui.
Fonte: Organização Mundial da Saúde
Comentários