A NCD Alliance lança seu mais novo relatório, em formato de documento político, que informa os governos sobre as principais prioridades da 4ª Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre a Prevenção e Gerenciamento das Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) para alcançar os objetivos e compromissos relativos a essas condições de saúde, incluindo a saúde mental e as condições neurológicas.
O material está dividido em três temas principais, O argumento para uma ação acelerada contra as CCNTs; Avaliação do progresso e lacunas e; Apelo à Ação: Prioridades de Advocacy da NCD Alliance.
É possível criar um mundo mais justo e saudável através da implementação de soluções baseadas em evidências para abordar as CCNTs. Para isso é de extrema importância liderar para tornar estes compromissos governamentais uma realidade. Na lista de prioridades da NCD Alliance para a Declaração Política sobre as CCNTs na 4ª Reunião de Alto Nível da ONU está:
ACELERAR A IMPLEMENTAÇÃO: Acelerar a implementação nacional de recomendações políticas baseadas em evidências para alcançar avanços na saúde e no bem-estar de todas as pessoas, concentrando-se primeiro nas pessoas mais desfavorecidas.
QUEBRAR OS "SILOS": Colocar as CCNTs no centro das agendas globais de saúde e desenvolvimento para consolidar esforços e alcançar mais através de ações integradas.
MOBILIZAR O INVESTIMENTO: Fornecer financiamento sustentável para as CCNTs em toda a continuidade dos cuidados, suficiente para fazer face a todas as problemáticas envolvidas com as condições de saúde.
SER RESPONSÁVEL: Monitorar, medir e cumprir os compromissos para a prevenção e cuidados com as CCNTs até 2025, 2030 e além.
ENVOLVER AS COMUNIDADES: Colocar as pessoas no centro da resposta às CCNTs, envolvendo a sociedade civil, as comunidades e as pessoas que vivem com CCNTs na tomada de decisões e na implementação.
Os números das CCNTs pelo mundo e suas projeções: inaceitável e impactante
1.3 bilhão de pessoas vivem com hipertensão
537 milhões de pessoas vivem com diabetes (será 1.3 bilhão de pessoas até 2050)
20 milhões de novos casos de câncer por ano (serão 35 milhões de novos casos por ano até 2050)
890 milhões de pessoas vivem com obesidade (será 1 bilhão de pessoas em risco de desenvolver sobrepeso ou obesidade)
970 milhões de pessoas vivem com uma condição de saúde mental (1 a cada 3 pessoas vive com transtornos neurológicos)
18 milhões de pessoas morrem todos os anos por condições/doenças cardiovasculares (DCV) (serão 23 milhões de pessoas em 2030)
Condição/doença renal crônica (DRC) aumenta 8% anualmente (até 2040 será a 5ª principal causa de morte)
O número de pessoas com demência duplicará a cada 20 anos, alcançando 139 milhões de pessoas em 2050
Acesse o documento na íntegra aqui. O material está disponível em espanhol, francês e inglês.
Fonte: NCD Alliance
コメント