top of page

OMS tem proposta de Resolução sobre redução de CCNTs por meio da promoção da saúde renal

Foto do escritor: FórumDCNTsFórumDCNTs

País da América Central lidera iniciativa que pretende estabelecer a conscientização sobre a saúde renal, mitigar os fatores ambientais e priorizar a DRC em agendas de saúde


O Governo da Guatemala elaborou uma proposta de Resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a "Redução da Carga de Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) por meio da Promoção da Saúde Renal e Fortalecimento da Prevenção e Manejo de Condições/Doenças Renais", com um rascunho de texto (leia aqui) submetido em outubro de 2024. Esta iniciativa exige ação para:


  • Abordar as disparidades globais no acesso aos cuidados renais;

  • Aumentar a conscientização sobre a saúde renal;

  • Mitigar os fatores ambientais que afetam a saúde renal;

  • Priorizar as condições renais em uma agenda mais ampla de condições crônicas não transmissíveis para fortalecer as estratégias de prevenção e cuidados holísticos.



De acordo com a Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), que apoia a iniciativa, a ideia de integrar a saúde renal às estratégias nacionais de saúde pública não apenas reduzirá as complicações de saúde circulatória, mas também melhorará os resultados de saúde, assim como fortalecerá os sistemas de saúde, aumentando a resiliência e diminuindo os custos com assistência médica.


Todos os anos, entre 5 e 11 milhões de pessoas morrem de condição/doença renal crônica, que afeta cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo.


A maioria das pessoas afetadas vive em países de baixa renda, o que significa que esta condição afeta desproporcionalmente as populações pobres, vulneráveis ​​e marginalizadas. A situação está piorando: tendências demográficas, como o envelhecimento da população, estão levando ao aumento de vidas perdidas a cada ano.


A ISN apresentará uma declaração formal de apoio na 156ª Reunião do Conselho Executivo da OMS, de 3 a 11 de fevereiro de 2025.


Você também pode apoiar a Resolução da OMS assinando a Petição Global da ISN, publicada, assinada e apoiada pelo FórumCCNTs em novembro de 2024.


Fonte: ISN

Comentarios


bottom of page