A saúde pública é pauta do infográfico produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), intitulado “Tecnologias emergentes e inovações científicas de 2023: uma perspectiva global de saúde pública - visualização dos resultados da varredura desse cenário”.
O infográfico apresenta uma prévia das descobertas da varredura a nível global para ajudar na solução dos desafios de saúde por todo o planeta. Especialistas avaliaram mais de 100 projetos de inovações pelo impacto considerável e potencial para que essas ideias sejam adotadas no intervalo entre os próximos cinco e dez anos, assim como seus possíveis facilitadores.
Os resultados obtidos visam fomentar questionamentos ao público de diversos pontos de vista como:
Que inovações estão sendo feitas?
Como eles podem ser disponibilizados rapidamente para o benefício de todos?
Que riscos podem estar associados às inovações?
O documento está dividido em três partes com os aprendizados identificados a partir dos resultados, os possíveis facilitadores, e os riscos que precisam estar evidentes desde o início.
As 5 inovações mais promissoras também são listadas:
Aplicação da genômica para diagnóstico e pré-diagnóstico de doenças, a partir triagem genômica pré-natal para identificar metabólicos e outros distúrbios congênitos;
Sistemas mais eficazes de produção de vacinas e distribuição global;
Diagnóstico viral de baixo custo, principalmente no econômico diagnóstico de HIV e teste de carga do vírus da hepatite B;
Drogas antimicrobianas de amplo espectro que não causam resistência ou tolerância;
Diagnóstico remoto rápido. Conectar pessoas através telefones celulares, relógios e outros dispositivos, que podem fornecer informações sobre marcadores de saúde em tempo real para médicos e outras entidades de saúde.
Acesse o infográfico na íntegra aqui.
Fonte: Organização Mundial da Saúde
Comments