Você conhece o Global database on the Implementation of Food and Nutrition Action (GIFNA)? A plataforma lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é interativa e útil para compartilhar informações padronizadas sobre políticas e ações de alimentação e nutrição, ou seja, quais são os compromissos assumidos e quem está fazendo o quê, onde, quando, por que e como, sendo a terceira geração do banco de dados de políticas de nutrição da OMS. Há também um recorte do Sugars Country Score Card, em que o Brasil é destaque no "cartão de pontuação" sobre ingestão de açúcares no mundo.
O GIFNA fornece um repositório de políticas, programas e ações, mecanismos e compromissos de países relacionados à melhoria da nutrição. É uma plataforma interativa que apresenta informações padronizadas sobre políticas e ações de nutrição, para permitir maior acesso a dados, avaliar, monitorar e aprender lições para melhorar políticas, apoiar alimentações saudáveis e reduzir a carga de condições de saúde relacionadas à alimentação.
O GIFNA permite que o usuário tenha recursos para:
Mapear políticas e ações de nutrição
Vincular políticas e ações aos indicadores de status nutricional
Monitorar a implementação de ações-chave de nutrição
Identificar sobreposições e lacunas
Compartilhe experiências sobre práticas de implementação
Brasil é destaque no "Score Card" sobre ingestão de açúcares no mundo
A OMS recomenda que adultos e crianças reduzam a ingestão diária de açúcares para menos de 10% de sua ingestão total de energia e uma redução adicional para menos de 5% por dia proporcionaria benefícios adicionais à saúde.
As políticas de 'Best Buys' como ações práticas devem ser tomadas imediatamente para prevenir condições crônicas não transmissíveis (CCNTs) relacionadas à alimentação e custos associados. Isso inclui reduzir o teor de açúcar em produtos alimentícios; implementar rotulagem frontal para ajudar os consumidores a selecionar produtos alimentícios com menor teor de açúcar; implementar políticas públicas de aquisição e serviço de alimentos para reduzir o serviço e as vendas de bebidas adoçadas com açúcar (SSBs) e tributação sobre SSBs.
O Sugars Country Score Card foi criado para monitorar o progresso do país em direção à adoção e implementação de políticas para reduzir a ingestão de açúcares, o que é exigido pelo plano de aceleração da OMS para acabar com a obesidade e pela Estratégia Global sobre Saúde Oral, ambos endossados pela 75ª Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2022. Ele mostra os países com abordagens obrigatórias e voluntárias que incluem açúcares em um modelo de perfil nutricional subjacente, bem como compromissos políticos expressos em relação à tomada de tais medidas. Em países sem tais medidas, o score card mostra eventuais outras medidas obrigatórias e/ou voluntárias tomadas visando SSBs ou açúcar.
Mais de um quinto da população mundial (21,7%) vive em países com medidas obrigatórias de redução de açúcares, incluindo a declaração obrigatória de açúcares.
O Brasil é um dos países que têm múltiplas medidas obrigatórias adotadas para a redução de açúcares: Múltiplas medidas obrigatórias para reduzir os açúcares no fornecimento de alimentos ou incentivar os consumidores a fazer escolhas alimentares mais saudáveis, incluindo a declaração obrigatória de açúcares em todos os alimentos pré-embalados.
Acesse o site aqui.
Fonte: GIFNA
Comments