A Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou uma nova ferramenta de Advocacy que contém mensagens cocriadas por uma comunidade global de pessoas com experiência vivida de condições crônicas não transmissíveis (CCNTs), saúde mental e condições neurológicas (PWLE), orientadas pelo Mecanismo de Coordenação Global da OMS para Prevenção e Manejo de CCNTs (GCM/NCD), por meio do Simpósio da OMS sobre Engajamento Significativo de Pessoas Vivendo com CCNTs, Saúde Mental e Condições Neurológicas.

Co-criado e em coautoria com mais de 450 defensores de 85 países, este recurso foi desenvolvido para fortalecer e apoiar os esforços globais de advocacy antes da 4ª Reunião de Alto Nível da ONU sobre CCNTs e Saúde Mental e além (UNHLM).
Confira alguns destaques do mais novo documento:
12 pedidos acionáveis para formuladores de políticas, agências da ONU, sociedade civil e academia
Insights do Simpósio da OMS sobre Engajamento Significativo, refinados por meio de consultas globais
Uma ferramenta que pode ser adaptada aos contextos nacionais e regionais para maior impacto
"Esta iniciativa ressalta a importância de garantir que as pessoas com experiência vivida estejam no centro da tomada de decisões. Suas vozes, percepções e conhecimentos devem desempenhar um papel fundamental na formação da resposta global às CCNTs, saúde mental e condições neurológicas", afirma Hussein Alshamali, responsável pela Política e Parcerias de Saúde da OMS.
As mensagens de Advocacy
Reconhecer o direito ao envolvimento significativo
Abordar barreiras à participação
Formalizar e incentivar o envolvimento significativo
Investir no fortalecimento e na obtenção de recursos para um envolvimento significativo
Baixe o documento aqui.
Fonte: OMS
Comments