Global Week for Action on NCDs é uma campanha que acontece entre os dias 15 e 22 de outubro e visa sensibilizar governos e organizações e agências internacionais no enfrentamento das CCNTs
A NCD Alliance realiza entre os dias 15 e 22 de outubro a campanha Global Week for Action on NCDs! (Semana Global de Ação contra as CCNTs), um encontro anual que busca garantir que a prevenção e o gerenciamento de condições crônicas não transmissíveis (CCNTs) recebam a atenção e a ação que merecem, em todos os lugares, para todos. Neste ano há uma carta aos governos para que se engajem em ações em CCNTs, já assinada pelo FórumCCNTs, e que pode ser assinada por todas as instituições que apoiam o tema e a campanha. Acesse aqui.
A Global Week for Action on NCDs! tem como objetivo transmitir uma mensagem aos governos, doadores, agências internacionais e ao setor privado.
As CCNTs como câncer, diabetes, condições de saúde mental e muitas outras, são a principal causa de mortes no mundo todo. Elas são responsáveis por 3 a cada 4 óbitos e mais de três em cada quatro anos vividos com uma incapacidade. Se nenhuma ação for tomada para reverter essa tendência, as mortes por CCNTs podem aumentar para 52 milhões, a mesma população da Colômbia, por ano até 2030.
Esta campanha visa a 4ª Reunião de Alto Nível da ONU sobre CCNTs que acontecerá em setembro de 2025 e onde as promessas devem se tornar realidade a partir do tema "Liderança", #LeadOnNCDs, defendendo ações urgentes para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3: reduzir as mortes prematuras por CCNTs em um terço até 2030.
Ao todo 80 eventos foram organizados em todo o mundo em alinhamento à campanha, incluindo cinco eventos do FórumCCNTs.
Três ações que os governos devem tomar: O chamado para liderar
Com milhões de pessoas a morrer todos os anos devido a CCNTs e outros milhões a viver com deficiências de longa duração, são necessárias medidas urgentes. As CCNTs afetam famílias e comunidades em todo o mundo, mas para impulsionar a mudança é necessário apoiar e promover o chamado para liderar.
Esta carta aberta aos líderes mundiais é uma poderosa ferramenta de advocacy, que tem como objetivo fazer os governos a cumprirem as suas promessas de enfrentar as CCNTs. O apelo aos Estados-Membros serve para que tomem medidas ousadas na 4ª Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre as CCNTs, em setembro de 2025. Aberta ao endosso da sociedade civil – incluindo organizações e indivíduos – esta carta precisa do seu apoio e promoção para garantir que chega aos líderes mundiais e amplifica seu impacto.
Três ações que todos os governos devem tomar:
Mobilizar Investimento
Acelere a implementação
Entregar responsabilidade.
INFOGRÁFICO: Cinco prioridades para a 4ª Reunião de Alto Nível da ONU sobre CCNTs em 2025
A NCD Alliance identificou cinco prioridades principais para a quarta Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre a Prevenção e Gerenciamento das CCNTs (UNHLM) para cumprir as metas e compromissos, incluindo a saúde mental e as condições neurológicas. Veja mais detalhes em nosso resumo de política UNHLM aqui.
Baixe o infográfico aqui.
Fonte: ACT on NCDs
Comentarios