A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apresenta o novo Manual Promovendo o Bem-Estar e a Saúde Mental nas escolas. Este material tem como público-alvo educadores, para orientá-los sobre a promoção da saúde mental nos ambientes educacionais.
O documento apresenta números preocupantes sobre saúde mental, e que motivaram a criação do manual. Segundo a OPAS, 1 a cada 300 pessoas com depressão tem o tratamento adequado países de alta renda; nos países de baixa renda essa proporção é de 1 para 5.000 pessoas. Além disso, 50% dos problemas de saúde mental começam na infância e atualmente é estimado que 970 milhões de pessoas têm uma condição de saúde mental. Conheça o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O manual lançado é dividido em cinco capítulos que definem a rota dos temas abordados:
O que é saúde mental?
A importância do bem-estar e da saúde mental na escola
Compreensão do desenvolvimento infantil
Influências no desenvolvimento infantil
Principais transtornos emocionais e comportamentais
O manual visa fornecer treinamento para professores, administradores e pessoas envolvidas na educação de crianças do ensino fundamental sobre a implementação da alfabetização em saúde mental na rotina escolar. Esses conhecimentos, habilidades e atitudes equiparão todos os níveis de educadores com ferramentas essenciais para apoiar a saúde mental dos alunos, administrar o comportamento difícil em sala de aula e promover o bem-estar e o sucesso acadêmico dos alunos.
Acesse o manual na íntegra. Clique aqui.
Comments