Nome do Projeto: Linha de Cuidado da Apneia do Sono em Araguari (MG).
Instituição: Secretaria Municipal de Saúde / IMEPAC- Araguari.
Responsável pelo projeto: Marislene Pulsena Da Cunha Nunes.
Contato: marislene.pcnunes@gmail.com.
Sobre o Projeto:
O projeto tem como objetivos: implantar e viabilizar a Linha de Cuidado da Apneia do Sono (SAOS); orquestrar e implementar estratégias de ampliação de acesso; promover ações de educação permanente para a construção de habilidades, competências e cuidado interdisciplinar para os profissionais na prevenção e tratamento das DCNTs; ampliar a informação sobre a saúde à comunidade e sobre as consequências dos transtornos do sono.
Foi implementado no município de Araguari - MG (reportagem GloboPlay), integrado com os pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com a coordenação e gestão da Atenção Primária, articulado com a rede intersetorial, com o intuito de capacitar os profissionais sobre a apneia do sono, nas áreas de diagnóstico e tratamento.
Foram triadas pessoas com suspeita clínica, a partir das consultas realizadas pelo profissional clínico da APS e diagnóstico com a poligrafia tipo IV com laudo via telemedicina. Após o diagnóstico foi iniciado tratamento com CPAP, a adaptação, titulação e o seguimento clínico foi realizado pela equipe multiprofissional. Para avaliar o resultado e a adesão utilizou-se o telemonitoramento, um sistema baseado em nuvem, que permite monitorar e programar os dados a distância.
A SAOS era uma condição negligenciada e subdiagnosticada no município de Araguari e a fila de espera era desde 2009. Com exames simplificados e laudos via telemedicina, foi permitido implementar a linha de cuidado, qualificando o cuidado às condições crônicas impactando, dessa maneira, toda rede de atenção à saúde.
Ademais, o projeto promove ações de educação permanente, por meio da integração ensino-serviço, para a construção de habilidades, competências e cuidado interdisciplinar para os profissionais na prevenção e tratamento das DCNTs, para assim ampliar a informação sobre a saúde à comunidade e sobre as consequências dos transtornos do sono. Ele já conseguiu eliminar a demanda reprimida de exames de polissonografia (PSG) de mais de 12 anos iniciando o tratamento para mais de 100 pessoas, o que reduziu a judicialização na saúde referente à SAOS.
*Este projeto participou do Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às CCNTs/DCNTs no Brasil.do FórumDCNTs, e foi selecionado entre os 5 melhores.*
Comments