top of page
Foto do escritorFórumDCNTs

Relatório Reunião de 01/10/2024 - GT Saúde Mental e Neurológica

Participantes reunião II:


Participantes reunião I:

  • Maria Odete Pereira, UFMG (Facilitadora)

  • Yuri Silva Dutra, SMS-RJ


Especialistas que fizeram recomendações ao GT:


- PROBLEMA PRIORITÁRIO:  O problema prioritário identificado pelos membros do GT e apresentado no 13º Encontro do FórumCCNTs de Outubro de 2023, foi que  o profissionais de saúde da atenção básica não estão suficientemente capacitados para acolher e ofertar o cuidado aos usuários do SUS que vivenciam condições de sofrimento/adoecimento mental e uso abusivo de álcool e outras drogas: nas unidades da APS.


- MUDANÇAS ESPERADAS ATÉ O FINAL DE 2024:

  • Validação da carta de recomendações pelas instituições que participarem do evento online. .Mapeamento de experiências exitosas em capacitação de profissionais da APS, realizadas por gestores e trabalhadores, nos estados brasileiros e distrito federal, no âmbito da Atenção Primária à saúde, e apoio para sua divulgação e replicação de modelos.

  • Devolutiva dos estados acerca da carta compartilhada, com resposta formal a respeito de interesse e planos para replicar casos de sucesso, conforme as características de seu território.


- AÇÕES:


1. Triagem de três experiências com potencial para serem replicadas, que serão apresentadas em evento online, a ser potencialmente organizado no âmbito do FórumCCNTs (item 2). As experiências serão apresentadas por gestor, trabalhador e usuário.

- Houve avanços e esta ação foi superada. O fórum Online realizado no dia 30 de agosto apresentou três experiências exitosas nas dimensões gestão, trabalhador e usuário.


2. Realizar um evento nacional online com a participação de coordenadores de saúde mental de todos os estados brasileiros e Distrito Federal, bem como de representantes da Coordenação Nacional de Saúde Mental e Secretaria Nacional de Atenção Primária (ambos do Ministério da Saúde), Conselho Nacional de Saúde, CONASEMS, ANS, Departamento Nacional de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da Associação Brasileira de Enfermagem, usuários e familiares do SUS e parceiros da iniciativa privada e terceiro setor.

- Houve avanços e esta ação foi superada. O evento contou com a presença de representantes da OMS, OPAS, Secretaria nacional da APS e do Departamento Nacional de Saúde Mental e álcool e outras drogas, além de gestores, usuários, trabalhadores da saúde, professores, estudantes e parceiros da iniciativa privada, terceiro setor, entre outros.


3. Elaborar carta de recomendações com detalhamento das experiências exitosas mapeadas e entregar às coordenações de saúde mental dos estados, com a proposta de que usem alguma(s) das metodologias descritas para a capacitação de trabalhadores da Atenção Primária.

- Houve avanços e esta ação foi superada. A call to action foi elaborada pelo FórumCCNTs e GT Saúde mental e Neurológica e foi assinada por 71 organizações e instituições.. Em anexo ao call to action, foi enviado um relatório com 24 experiências de 12 estados e distrito federal. As experiências foram relatadas por gestores, profissionais da saúde da APS e CAPS, bem como por professores e pesquisadores de universidades públicas


4. Busca de dados primários e evidências científicas. Seguida de entrevista com stakeholders para elaboração de cronograma para próximas etapas, para atingir o objetivo de contribuir para redução de desigualdades da APS

- Houve avanços e esta ação foi superada. O GT saúde mental e neurológica, com contribuições da Comissão Organizadora do FórumCCNTs, elaborou um texto baseado em evidências científicas que corroborassem a afirmativa de que o acesso e acolhimento das pessoas em condição(ões) de adoecimento psíquico na APS não é equânime e inclusivo. O referido texto foi enviado para os gestores e todos os convidados e painelistas do Fórum Online, em e-mail convite. 

No entanto, não entrevistamos stakeholders, pois o GT saúde mental e neurológica não considerou pertinente à proposta delineada para a programação do Fórum Online, mas identificamos, a partir de pessoas que podem ser consideradas stakeholders, experiências exitosas em redes do SUS, em diferentes territórios e que deveriam ser compartilhadas no FórumCCNTs.

Com estas ações o GT considera ter superado o problema prioritário, contribuindo da melhor forma possível, considerando suas possibilidades de atuação.


Comentários


bottom of page