Participantes reunião II:
Participantes reunião I:
Doralice Ramos, PBO (Co-facilitadora)
Camila Mazzeti, OCCA UFMS
Patricia Nelly, Secretária de Saúde de Recife-PE.
Especialistas que fizeram recomendações ao GT:
- PROBLEMA PRIORITÁRIO: Dificuldades de acesso aos cuidados básicos para a pessoa com obesidade na atenção primária
- MUDANÇAS ESPERADAS ATÉ O FINAL DE 2024:
Elaborar e divulgar amplamente, com a participação das pessoas com obesidade, documento com o objetivo de engajar os atores sociais na preconização, desenvolvimento e implementação de políticas relacionadas à prevenção e cuidados de pessoas com obesidade (exemplos: regulação de alimentos em escolas, gordofobia, presença de profissional de educação física na Atenção Primária à Saúde).
Iniciar movimento dentro do Ministério da Saúde para o desenvolvimento de ações que melhorem o acesso aos cuidados da obesidade na atenção primária.
- AÇÕES:
1. Discutir e planejar ações de educação da pessoa com obesidade e profissionais da atenção primária sobre a condição e o seu tratamento, e equipar escolas para atuarem proativa e educativamente no tema.
- Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária. O GT conseguiu propor mudanças em alguns Projetos de Lei, como o Estatuto da pessoa com obesidade, com intuito de garantir a melhoria do cuidado à pessoa com obesidade. Além disso, tivemos o lançamento da agenda legislativa de obesidade na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.
2. Reunir organizações da sociedade civil, sociedades médicas e hospitalares, profissionais de saúde, gestores, pessoas com obesidade e secretarias estaduais, com o intuito de debater sobre as dificuldades encontradas para o acesso e como levar essas demandas para o Ministério da Saúde.
- Houve avanços e esta ação foi superada. A carta sobre obesidade foi enviada para o Ministério da Saúde.
3. Participar de audiências públicas, sessões solenes e seminários em ambientes abertos para o acompanhamento dos indicadores e ações do poder público.
- Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária. Houve alteração de projetos de lei sobre obesidade, com intuito de melhorar a abordagem da doença e promover o cuidado integral à pessoa com obesidade através de uma abordagem multiprofissional. Além disso, houve uma audiência pública na comissão de saúde, em agosto, para lançar a agenda legislativa sobre obesidade do PBO.
4. Alinhar estratégias com os GTs de Alimentação Saudável, Atividade Física e Diabetes.
- Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária. Houve uma articulação muito boa com o GT diabetes na escrita da carta para o Ministério da Saúde.
5. Buscar evidências científicas que permitam debate sobre o papel das novas alternativas terapêuticas (ex: ozempic) no controle da obesidade no país.
- Não houve mudança e Continua sendo uma ação prioritária. Haverá alteração da redação à ponto de deixá-lo mais específico
NOVA ATIVIDADE COLETIVA que este GT prevê implementar para atingir as mudanças esperadas:
Incidir para que a carta sobre obesidade, enviada para o Ministério da saúde, seja respondida e assim possamos articular mais ações e estratégias para o cuidado integral da obesidade.
Comments