Problemas prioritários identificados:
Limitação técnica especialmente na Atenção Primária da Saúde (APS) para ações de prevenção, diagnóstico precoce, prescrição, ajustes terapêuticos, entre outras ações para acompanhamento efetivo no manejo do diabetes.
Falta de educação em saúde e empoderamento para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), a fim de que possam efetuar medição de glicemia capilar e ações em prol do engajamento nos autocuidados e comportamentos saudáveis das pessoas em risco de ou já diagnosticadas com diabetes.
Ausência de Point-Of-Care hemoglobina glicada e medicamentos previstos nos PCDTs nas UBSs, a fim de melhorar o acesso a exames para diagnóstico, acompanhamento e ajustes terapêuticos em tempo adequado.
Inexistência de iniciativas para empoderamento e protagonismo das pessoas com diabetes no processo de seus autocuidados (notadamente saúde centrada na pessoa), e de espaços para participação delas em mesas de decisão sobre incorporação de tecnologias, PCDTs, programas e políticas de saúde.
Carência de alinhamento estratégico, interlocução e interoperabilidade entre os vários níveis do governo para implementação efetiva de ações e programas de saúde.
Planos dos participantes desta reunião para enfrentar os problemas prioritários identificados (próximos 6 meses)
Otimizar e integrar a assistência para melhoria efetiva dos desfechos do programa com foco em saúde mental (depressão, medo de glicemia, distress, ansiedade), empoderamento e prevenção de distúrbio alimentares relacionados ao diabetes, pela UNICAMP em parceria com o Instituto de Saúde Mental e Diabetes e representantes dos EUA e Irã; Articular diálogo com as três esferas governamentais e com a sociedade civil para alinhamento de estratégias.
Secretaria Estadual da Saúde de Goiás, com parceiros:
e a SAF, para prevenir a falta de insumos, principalmente a nível municipal;
estabelecimento de um projeto piloto, com município de médio porte da Regional Central de GO, com foco em DCNTs;
capacitação de manuseio de canetas descartáveis de insulina, a fim de aprimorar a dispensação.
Secretaria Municipal da Saúde de Teixeira de Freitas (BA) ampliará iniciativa para empoderamento e protagonismo das crianças e jovens com diabetes (LINK).
Santa Casa de Belo Horizonte fará recrutamento a partir do referenciamento de especialistas, para participação de usuários em programa virtual (7 encontros pontuais com foco nos 7 comportamentos do autocuidado).
Ministério da Saúde, com parceiros:
lançamento de portal para DCNTs com material em vídeo para os profissionais (capacitação) e para a população (sensibilização);
e professores da UFRGS para avaliação de diabetes e complicações no Brasil;
disponibilização de sistema de mensagens via ConnectSUS para que os usuários de notificações educativas em saúde em relação às suas condições clínicas.
Avanços alcançados através de membros deste GT e suas parcerias, durante o ano de 2021:
Parceria entre o Ministério da Saúde e a UFRGS para avaliação de diabetes e suas complicações.
Secretaria Estadual da Saúde de Goiás desenvolveu posicionamento para implementação da linha de cuidado do diabetes no estado.
Disponibilização pelo Ministério da Saúde do Prontuário Eletrônico do SUS para download pelos municípios e uso na Atenção Primária.
Maior participação de pessoas com diabetes em esferas de debate do governo, com destaque ao GT de Insulinoterapia.
Nome das instituições e seus representantes na reunião em outubro:
Bruno Helman - IDF/Instituto Correndo pelo Diabetes (Facilitador e Relator);
Denise Mourão - SMS Teixeira de Freitas (BA);
Marlice Marques - SES-GO;
Monica Silveira - UNICAMP;
Rodrigo Scottini - WDF;
Ronaldo Wiselberg - ADJ Diabetes Brasil (Co-Facilitador);
Tatiana Porto - Sanofi;
Nome das instituições e seus representantes na reunião em setembro:
Bruno Helman - Correndo Pelo Diabetes
Denise Bueno - Secretaria de Vigilância/Ministério da Saúde
Hannah Domingos - Ministério da Saúde
Ronaldo José Pineda Wieselberg - ADJ Diabetes Brasil
Rodrigo Scotini - WDF
Relatório deste GT durante o 8º Encontro do FórumDCNTs: www.forumdcnts.org/post/gt-diabetes-8encontro
Comments