Participantes reunião II:
Participantes reunião I:
Elton Junio Sady Prates, ABEn-MG (Facilitador)
Michely Arruda, Associação Doce Vida (Co-Facilitadora)
Pablo Maciel, Secretária Municipal de Saúde de Vitória da Conquista-BA
Especialistas que fizeram recomendações ao GT:
- PROBLEMA PRIORITÁRIO: Falta ênfase à atuação multiprofissional e interprofissional na Atenção Primária à Saúde para o cuidado e o manejo do diabetes no Brasil
- MUDANÇAS ESPERADAS ATÉ O FINAL DE 2024:
Ampliação da discussão e o conhecimento sobre a importância do trabalho multi e interprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS) para o cuidado e manejo do diabetes, envolvendo neste debate pessoas com diabetes, gestores de saúde públicos e privados, indústria farmacêutica e outros stakeholders do setor privado, associações da sociedade civil, sociedades de especialidades e poder público.
Aprovação na 4ª CNGTES de propostas que abordem o fortalecimento do trabalho interprofissional, especialmente dos programas multiprofissionais da APS, a fim de contribuir com subsídios para o Plano Nacional de Saúde e para apoiar a tomada de decisão em torno da Educação e do Trabalho em saúde.
- AÇÕES:
1. Realizar a I Conferência Livre Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no contexto das CCNTs, em maio de 2024, em parceria com a ABEn-MG, o COEST-MG e a UFMG, como atividade preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CNGTES), que ocorrerá de 19 a 22 de novembro. O objetivo desta atividade é dar destaque para a relevância do trabalho multi e interprofissional no cuidado integral ao diabetes e às demais CCNTs, com a discussão do cenário atual e a proposição de soluções. Convidaremos os demais GTs do FórumCCNTs para elaborarem e submeterem propostas que serão apreciadas durante o evento, com vistas a uma construção coletiva de diretrizes e propostas. Essa atividade também objetiva eleger delegados para participação na 4ª CNGTES.
- Houve avanços e esta ação foi resolvida. A Conferência Livre foi realizada em agosto e teve a aprovação de diretrizes e propostas relacionadas ao problema prioritário do GT, além de elegermos delegados/as para a etapa nacional da 4ª CNGTES.
2. Apresentar os resultados da Conferência Livre, em formato de resumo/pôster, no 19° Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 16° Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem e 4° Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental (https://eventosaben.org.br/19senaden), promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem.
- Houve avanços e está ação foi resolvida. Foi submetido e aprovado um resumo sobre a Conferência Livre no 19° Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 16° Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem e 4° Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental. O mesmo será apresentado em novembro de 2024.
3. Propor e participar da tradução da diretriz da Sociedade Europeia de Cardiologia sobre o manejo das doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes (https://bit.ly/DCVDiabetes). Esse guideline destaca o trabalho multiprofissional no contexto da prevenção de DCV em pessoas com DM. Solicitaremos autorização para a tradução e convidaremos para integrar o projeto representantes da SBC, SBD, ESC, ABEn, entre outras entidades. Nossa proposta é que o documento traduzido seja publicado e amplamente compartilhado pelo FórumCCNTs em formato digital, com o aval dos demais participantes. O público-alvo do material são profissionais de saúde, pessoas que vivem com diabetes e gestores.
- Não houve mudança e esta ação foi superada. Não foi possível realizar a construção desta proposta, em função de diversas dificuldades enfrentadas pelo GT ao longo do ano.
4. Ações de divulgação do material traduzido sobre DCV e diabetes:
Organização de live de lançamento entre julho e agosto
Distribuição do documento impresso durante o 79° congresso da SBC (buscaremos apoio de representantes da indústria para custear esta ação).
Lançamento e distribuição do material impresso no 11° Encontro de Enfermagem da Região Sudeste da Associação Brasileira de Enfermagem e na 4ª CNGTES.
Outras atividades poderão ser promovidas por membros do GT ao longo de 2024, visando ampliar a discussão sobre o problema prioritário nos seus diferentes espaços de atuação.
- Não houve mudança e esta ação foi superada. Não foi possível cumprir, pois não foi realizada a tradução do documento.
NOVA ATIVIDADE COLETIVA que este GT prevê implementar para atingir as mudanças esperadas:
Abordar, durante as atividades do Dia Mundial do Diabetes em novembro, a possibilidade de discutir com especialistas algumas alternativas.
댓글