Participantes reunião II:
Participantes reunião I:
Zuleid Mattar, ABRA (Facilitadora)
Angela Honda, Unifesp
Juliana Franceschini, Fundação ProAR
Especialistas que fizeram recomendações ao GT:
- PROBLEMA PRIORITÁRIO: Falta de capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre sinais/sintomas, diagnóstico e cuidados com a asma e a DPOC.
- MUDANÇAS ESPERADAS ATÉ O FINAL DE 2024:
Maior capacitação dos profissionais da APS de municípios que se engajem nesse movimento, somada ao acesso aos medicamentos através da APS, resultando em aumento do diagnóstico oportuno, melhores cuidados e desfechos mais favoráveis.
- AÇÕES:
1. Identificação de lacunas, prioridades e modelos exitosos.
Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária. Mais ações em capacitação da APS em mais municípios, presencial e online. Sociedade paulista de pneumologia está com atividades em municípios do estado de SP. ABRA movimento com Barretos, Aula de DPOC no CONASEM lançado. Curso de atualização pela ASBAG
2.Publicar resultados em carta aberta a ser enviada às sociedades médicas e entidades envolvidas.
- Não houve mudança e Continua sendo uma ação prioritária.
3.Colaboração com o FórumCCNTs em eventos já planejados para 2024 sobre o tema, com o objetivo também de estimular o Ministério da Saúde a levar os medicamentos hoje presentes na farmácia de alto custo para acesso através da APS.
- Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária. Webinar de Asma, Câncer de pulmão e DPOC, vacinação
4. Buscar apoio tanto de atores e personalidades da mídia quanto de políticos de todas as esferas (deputados, vereadores e senadores) para dar visibilidade à pauta.
- Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária. Ato solene na câmara dos deputados para asma grave e câncer de pulmão. Além da abertura solene na câmara do congresso brasileiro de câncer de pulmão.
5. Aproveitar a campanha nacional de vacinação contra influenza 2024 para a importância tanto dessa vacinação para as pessoas com CCNTs, quanto a atenção às condições respiratórias crônicas.
- Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária.
- ATIVIDADES PLANEJADAS PELO GT:
Até o final de 2024 não haverá conclusão das mudanças esperadas pelo tempo hábil, e contaremos com os especialistas para maior abrangência e disseminação dos projetos locais. Captar experiências e dicas de como atingir essa meta no Ministério da Saúde
Compartilhar aquisições de novos medicamentos na ANS e CONITEC para que sejam disponibilizados através da atualização dos PCDTs. (termos dicas e orientações de como atingir o objetivo)
Compartilhar novos medicamentos e imunizantes que foram aprovados para uso no Brasil para que sejam incorporados na CONITEC e ANS. (termos dicas e orientações de como atingir o objetivo)
Komentarze