Participantes reunião II:
Participantes reunião I:
Catia Martins Oliveira, Fiocruz (Facilitadora)
Átila Trapé, EEFERP - USP
Fábio Carvalho, Ministério da Saúde - INCA
Especialistas que fizeram recomendações ao GT:
- PROBLEMA PRIORITÁRIO: Insuficiência de interlocução e de ações intersetoriais com vistas a diminuir a prevalência do sedentarismo na população brasileira, o qual impacta negativamente na qualidade de vida das pessoas, principalmente aquelas com condições crônicas não transmissíveis ou em risco de desenvolvê-las.
- MUDANÇAS ESPERADAS ATÉ O FINAL DE 2024:
Redigir uma carta aberta (call-to-action) sobre a necessidade de um engajamento intersetorial para prevenção e manejo das CCNTs, incluindo condições de saúde mental, por meio da prática de atividades físicas, orientadas por especialistas da saúde de forma interdisciplinar, com ênfase no aproveitamento dos espaços públicos urbanos, favorecendo a visibilidade para escala das iniciativas exitosas já implementadas em alguma região.
- AÇÕES:
1. Dar visibilidade através de divulgação de resultados em redes sociais e eventos com gestores, favorecendo a escala e a integração entre os programas “Academia da Saúde” (Ministério da Saúde) e “Bicicleta Brasil” (Ministério dos Esportes e Ministério das Cidades).
- Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária. Foram realizados os estudos Avaliação da efetividade do Programa Academia Carioca pela FIOCRUZ - Abordagem com método misto (dados quantitativos e qualitativos. Avaliação de Efetividade do Programa Bicicleta Brasil (reuniões com Ministério das Cidades e municípios que implementaram). Ambos as pesquisas envolveram conversas com gestores e usuários do programa visando mapear desafios e potencialidades para expansão e sustentabilidade da política . Dados foram coletados e analisados e serão compartilhados em breve por meio de artigos (já foram submetidos) e outras publicações.
2. Mapear outros principais projetos e resultados disponíveis desenvolvidos pelas áreas técnicas dos Ministérios para discutir estratégias que permitam potencializar e expandir os que se mostram mais exitosos.
- Não houve mudança e Continua sendo uma ação prioritária.
3. Trazer a mesa de discussão CONFEF e ou conselhos regionais de EF.
- Não houve mudança e Continua sendo uma ação prioritária.
4. Organização de dois eventos por entidades participantes deste GT, sendo um em cada semestre.
1° evento: Objetivo - apresentar os programas exitosos no campo de práticas promotoras de atividade física e instituir o GT Promoção de Atividade Física como um espaço de fomento à interlocução entre os atores envolvidos nos projetos de âmbito ministerial, pesquisadores acadêmicos e de outros setores, como sociedade civil, instituições não governamentais e setor privado.
2° evento: Objetivo - aprofundar a discussão sobre ações estratégicas intersetoriais visando promover educação e mudança comportamental a fim de elevar o bem-estar da população e as condições urbanas (espaços e equipamentos adequados) para a prática de atividade física (interlocução com as áreas de segurança, meio ambiente, saúde e educação). Esse debate deverá estar alinhado com o cumprimento, no Brasil, da agenda 2030 da ONU, em relação aos ODSs – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente o (3) Saúde e Bem-estar e (11) - Cidades e Comunidades Sustentáveis
-Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária. Organização de evento online do GT de Atividade Física para apresentar e discutir a articulação a favor da Política Nacional de Práticas Corporais e Atividades Físicas. (ainda em 2024, previsão novembro/dezembro)
- ATIVIDADES PLANEJADAS PELO GT:
No início de novembro, após o evento do Fórum em 25/10, o GT se reunirá para planejar e organizar o evento online que vai apresentar e discutir à Política Nacional de Práticas Corporais e Atividades Físicas - PNPCAF. O olhar dos especialistas no evento de 25/10 sobre a PNPCAF será importante para avaliar o que foi desenvolvido até o momento e planejarmos os próximos passos
NOVA ATIVIDADE COLETIVA que este GT prevê implementar para atingir as mudanças esperadas:
Discutir e liderar a articulação para o estabelecimento da Política Nacional de Práticas Corporais e Atividades Físicas (PNPCAF) junto ao Ministério da Saúde.
Comments