top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Fundação do Câncer lança o sexto volume do info.oncollect sobre tabagismo e câncer de pulmão

A Fundação do Câncer apresenta a mais nova publicação do info.oncollect, um boletim periódico sobre o câncer no Brasil. Através de dados, análises e discussões é apresentado um retrato epidemiológico da condição no Brasil. Na edição seis o tema é "Tabagismo e câncer de pulmão: Um alerta para o Brasil", que traz um diagnóstico sobre o atual cenário do tabagismo no Brasil e revela tendências preocupantes que exigem atenção e ação imediata.


Foto: Divulgação

Esta publicação vem se juntar a outros esforços da Fundação do Câncer para alertar a sociedade e orientar profissionais sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer no país.


Um dos principais destaques da publicação é o uso de cigarros eletrônicos, especialmente entre os jovens. Mesmo com a proibição da Anvisa desde 2009, o uso de vapes é uma preocupação no país, impulsionado pelo contrabando e pela falsa sensação de que esses dispositivos são menos prejudiciais do que os cigarros tradicionais. Este cenário ameaça os progressos que o Brasil alcançou na redução do tabagismo ao longo das últimas décadas.


Além disso, o boletim revela um dado alarmante: o aumento da mortalidade por câncer de pulmão entre as mulheres. Nos últimos anos, essa taxa tem crescido significativamente, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país


A cada edição, um novo tema será abordado para que todos tenham acesso a informações relevantes, com potencial para subsidiar políticas para o enfrentamento do problema. Confira os temas anteriores:


  • Volume Nº 6 – Tabagismo e câncer de pulmão: Um alerta para o Brasil

  • Volume Nº 5 – Câncer de pulmão no Brasil: Por dentro dos números

  • Volume Nº 4 – O impacto do HPV em diferentes tipos de câncer no Brasil

  • Volume N° 3 – Um olhar sobre o diagnóstico do câncer do colo do útero no Brasil

  • Volume N° 2 – Um panorama da vacinação contra o HPV no Brasil

  • Volume N° 1 – Um retrato do câncer de colo do útero no Brasil

Acesse o material aqui.


Comments


bottom of page