O evento teve como objetivo capacitar as OSCs para que se tornem sustentáveis e com processos otimizados, melhorando a qualidade e as formas de atendimento dos assistidos
O FórumCCNTs participou na última segunda-feira (15) do 9º Fórum Atores da Saúde (FAS), evento organizado pela Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) e Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) que abordou importantes temas na saúde como sustentabilidade, comunicação em saúde e aplicação da inteligência artificial como aliada nos desafios diários.
Realizado no formato híbrido, presencialmente no Ibis Congonhas, o 9º Fórum Atores da Saúde contou com a abertura de Gustavo San Martin, Fundador e Superintendente do CDD, além da presença de diversas instituições de todo o Brasil que se uniram para debater e agregar conhecimentos sobre a saúde no país.
Pela manhã Cecília Galli, Consultora de Sustentabilidade Sênior do Grupo Report, detalhou e destacou a importância do Environmental, Social and Governance (ESG), no português, Ambiental, Social e Governança, como base para discussões que abordem temas de alta complexidade como na saúde e uma maneira de ser sustentável, mesmo perante a desafios impostos. Para reforçar todas as ideais apresentadas o "Workshop ESG: Como construir um sistema de saúde mais resiliente e sustentável no Brasil?", com apoio institucional da Astrazeneca, dividiu os participantes em grupo para discutir mudanças que cada organização pode realizar dentro de sua OSC.
Na parte da tarde Tiago Farina, CEO da TFM Consultoria e Treinamento, abordou um tema imprescindível na saúde, assim como os seus desafios, a Conitec, ou a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde. Em detalhes, o especialista abordou como funciona o processo de incorporação de novas tecnologias na comissão e os esforços coletivos para que seja possível debater, discutir e levar de forma assertivas as propostas para que a saúde pública seja devidamente atendida.
Outro ponto importante na saúde e que aborda justamente a forma como todos os conteúdos são passados é como a comunicação para o terceiro setor pode acontecer de forma eficaz. Os painelistas da Naty & Phi | s-lab, Natália Gonzales, CEO e cofundadaora, e Phillipe Halley, CMO e cofundador, colocaram em pauta como a mensagem correta pode ser útil para a organização, internamente e externamente, para que documentos, relatórios e temáticas complexas possam atingir o receptor de forma compreensível, sem ruídos. Porém, toda comunicação efetiva precisa começar dentro da organização, para que ocorra de dentro para fora.
Por fim, um dos painéis mais aguardados do dia, e que está cada vez mais presente nas organizações: o uso da Inteligência Artificial (IA) para ajudar no dia a dia. Rodrigo Melo, Cofundador da Agência Digital Air, não deixa dúvidas: para o uso correto e assertivo da IA é necessário investir na ferramenta. Pelo aprimoramento da tecnologia, que ganha dia após dia novas versões, a atualização constante da plataforma e do profissional que faz seu uso é fundamental para que a IA atinja seu efeito principal, auxiliar na produção de materiais e conteúdos em saúde.
O FórumCCNTs parabeniza o Crônicos do Dia a Dia (CDD) pela organização do 9º Fórum Atores da Saúde (FAS).
Comments