top of page

Saúde Mental na APS, Um Direito de Todas e Todos! - 30/08 às 15h

Foto do escritor: FórumDCNTsFórumDCNTs


"Saúde mental é um direito humano fundamental de todos os brasileiros, abrangendo o bem-estar mental, a integridade psicológica e o pleno desenvolvimento intelectual e emocional dos indivíduos. É essencial integrar a saúde mental à atenção primária (APS), pois esse cenário permite uma abordagem abrangente de todos os aspectos da saúde de um indivíduo, incluindo não apenas doenças, mas também experiências de vida, aspirações e conquistas. Como já é de amplo conhecimento, não existe saúde física sem saúde mental."


Agenda:

15h00 - Abertura (condução: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)

  • Maria Izabel Toro (RDsaúde) (Vídeo)

  • Vitor Nunes (Boehringer Ingelheim) (Vídeo)


15h10-15h45 - Contextualização (Maria Odete Pereira, UFMG, ABEn-MG, GT Saúde Mental - FórumCCNTs) (Vídeo)

  • 15h15-15h25 - Epidemiologia da Saúde Mental no Brasil (Laura Helena Silveira Guerra de Andrade, USP) (Vídeo)

  • 15h27-15h37 - Qual a recomendação da OPAS/OMS para cuidados de Saúde Mental na Atenção Primária? (Renato Oliveira, OPAS/OMS) (Vídeo)

  • 15h40-15h50 - Projeto de desenvolvimento e field-test do Guia de Cuidado Colaborativo para Saúde Mental na Atenção Primária, da OPAS/OMS (Catarina Dahl, OMS) (Vídeo)

15h55-16h35 - Saúde Mental na APS, relevância, planos e desafios (moderação: Andrea Levy, Instituto Obesidade Brasil) (Vídeo)

  • 16h00-16h10 - Como o Ministério da Saúde está fortalecendo a Saúde Mental na Atenção Primária? (Marcos Pedrosa, SAPS-MS) (Vídeo)

  • 16h12-16h22 - Como o Ministério da Saúde está fortalecendo a Saúde Mental na Atenção Primária? (Joana Thiesen, DESMAD-MS) (Vídeo)

  • 16h25-16h35 - Como os cuidados com Saúde Mental são orientados na Saúde Suplementar? (Alberto Ogata, FGV(Vídeo)


16h35-17h00 - Debate: Como unir esforços e reunir setores para avanços mais rápidos e consistentes nos cuidados com a Saúde Mental (moderação: Juliana Fleury, ASEC+) (Vídeo)

  • Alberto Ogata, FGV

  • Catarina Dahl, OMS

  • Joana Thiesen, DESMAD-MS

  • Laura Helena de Andrade, USP

  • Marcos Pedrosa, SAPS-MS

  • Maria Izabel Toro, RDsaúde

  • Renato Oliveira, OPAS/OMS

  • Vitor Nunes, Boehringer Ingelheim


17h05-17h25 - Práticas exitosas de Saúde Mental na Atenção Primária (moderação: Eduardo Macário, SES-SC(Vídeo)

  • 17h10-17h18 – Estratégia para otimização dos cuidados com Saúde Mental na Atenção Primária de Florianópolis (Paula Scaim, Prefeitura Municipal de Florianópolis) (Vídeo)

  • 17h20-17h28 – Aprimoramento da Atenção Primária em Belo Horizonte para Atenção à Saúde Mental (Grazielle Soares, Centro de Saúde Confisco | SAMU-BH) (Vídeo)

  • 17h30-17h38 – Jornada de Cuidado da Esquizofrenia na Atenção Primária de Joinville (Claus Janke, Usuário do SUS em Joinville) (Vídeo)


17h40-18h00 - Mesa de encerramento com falas sobre próximas etapas para avançar em mais regiões e leitura da Carta de Recomendações ao Ministério da Saúde e autoridades, com convite de endosso das instituições presentes (Vídeo)


Painelistas e Moderadores

Andrea Levy

(Obesidade Brasil)

Graduada em psicologia, especialista em obesidade e transtornos alimentares pelo HC-FMUSP. Atuou durante 15 anos em clínicas de cirurgia bariátrica e atualmente atua em consultório particular. Tendo sofrido com a obesidade na infância e adolescência, submeteu-se à cirurgia bariátrica aos 24 anos e desde então mantém menos 60kg e o entusiasmo em ajudar pessoas que passam por histórias parecidas. Autora do livro Cirurgia Bariátrica - Manual de instruções para pacientes e familiares. Atualmente, preside o Instituto Obesidade Brasil, do qual participou da fundação.


Catarina Dahl

(OMS)

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Residência em Saúde Mental pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Mestrado em Saúde Coletiva, Gestão e Planejamento pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPBU/UFRJ). Atuou como Pesquisadora no Instituto de Psiquiatria da UFRJ e Assessora Técnica de Formação, Ensino e Pesquisa na Superintendência de Saúde Mental - SSM/SMS-RJ. Foi Consultora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas no Escritório da Organização Pan Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil - OPAS/OMS. Atualmente é consultora no Departamento de Saúde Mental e Uso de Substâncias na Organização Mundial de Saúde (OMS)


Claus Janke

(Usuário do SUS em Joinville)

Usuário da Rede de Atenção Psicossocial do SUS de Joinville - Santa Catarina






Eduardo Macário, MSc, PhD

(SES-SC)

Graduado em Farmácia pela UFPE, Especialista e Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE, e Doutor em Epidemiologia pela UFRGS. Atuou no Ministério da Saúde, como Consultor técnico do GT-SINAN, na Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, na área de Saúde Indígena, coordenação do programa EPISUS e Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, quando exerceu a função de secretário de vigilância. Na SES-SC foi Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Diretor de Vigilância Epidemiológica e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Superintendente de Vigilância em Saúde. Atualmente faz parte da equipe de apoio institucional e participativo do Ministério da Saúde para Santa Catarina.


Grazielle Soares

(Centro de Saúde Confisco | SAMU-BH)

Graduada em Enfermagem (UFMG, 2007), Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (UFMG-2010), Especialização em atenção a Usuários de Drogas no SUS (ESP-MG, 2019), aluna do Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde (UFMG, 2023). Enfermeira de Saúde da Família desde 2007 na Prefeitura de Belo Horizonte, atualmente vinculada ao Centro de Saúde Confisco - ESF 02. Enfermeira de Urgência e Emergência desde2011 no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU/BH.


Joana Thiesen, MD, MSc

(DESMAD-MS)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Residência em Psiquiatria no Instituto Municipal Philippe Pinel e Mestrado em Atenção Psicossocial do IPUB/ UFRJ . Atuou na área de saúde mental da Atenção Primária de Saúde (APS), também como Mental Health Delegate no International Committee of the Red Cross no Azerbaijão e como Mental Health Program Manager no Líbano. Foi assessora de Saude Mental do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro. Atualmente é consultora técnica do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (DESMAD/MS).


Juliana Fleury, MBA, MBE

(ASEC+)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Goiás, MBA em marketing pela COPPEAD RJ , MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo Instituto de Economia da UFRJ e capacitação em Estratégias de Impacto Social pela UPenn (USA). Desde 2018, é Presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), onde atua desde 2006, promovendo saúde emocional e social com articulações na área da Educação, Saúde e Assistência Social. Integrou o Conselho da "Partnership for Children", atuando globalmente em mais de 30 países. Participa do Global Working Group da União Internacional de Promoção de Saúde e Educação (IUHPE) . Atualmente é CEO movimento saber lidar da ASEC Brasil


Laura Helena Silveira Guerra de Andrade, MD, PhD

(USP)

Graduada em Medicina, com residência e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo - USP, e pós-doutorado no Department of Mental Health Johns Hopkins University School of Public Health. Foi docente de Psiquiatria na USP e é médica assistente do IPq HCFMUSP, onde coordena o Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica e o estudo São Paulo Megacity. É Fellow da American Psychopathological Association e membro de diversas organizações internacionais. Foi editora associada do periódico Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology e participa de comitês consultivos de neuropsiquiatria e classificações de transtornos mentais. Atualmente é Psiquiatra na Universidade São Paulo - USP.


Marcos Pedrosa, MD, MSc

(SAPS - Ministério da Saúde)

Graduado em medicina pela Universidade de Pernambuco - UPE. Médico residente do programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Mestre em Saúde da Família no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz . Foi professor do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Também foi médico de família e comunidade na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, e atua como preceptor de médicos residentes e estudantes de medicina.Possui experiência em atenção às doenças crônicas, doenças infecciosas agudas, doenças preexistentes, saúde mental e transtornos mentais comuns. Atualmente é assessor na Secretaria de Atenção Primária à Saúde –SAPS


Maria Izabel Toro, MBA, MSc

(RaiaDrogasil)

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, MBA em gestão e empreendedorismo social pela FIA USP e  Mestrado em Serviço Social pela PUC Possui ampla experiência em filantropia, investimento social, sustentabilidade, ESG e responsabilidade social. Especialista em estruturar, gerir e desenvolver estratégias de Investimento Social Privado, incentiva a cultura de doação, captação e repasse de recursos. Gerencia incentivos fiscais e acompanha projetos, além de criar programas de voluntariado e fundos de emergência para funcionários. Administradora de fundos de apoio a projetos, com expertise em resolução de conflitos e parcerias de impacto social. Atualmente, é Gerente Executiva de Investimento Social na RD Saúde.


Maria Odete Pereira, MSc, PhD

(UFMG, ABEn-MG, GT Saúde Mental - FórumCCNTs)

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Taubaté, com Mestrado pela Unicamp e Doutorado pela USP. Docente da Escola de Enfermagem da UFMG, onde coordenou o Colegiado de Graduação em Enfermagem. Membro dos programas de Pós-graduação e Mestrado Profissional da EEUFMG. Foi membro do capítulo brasileiro da International Nurses Society on Addictions, do Departamento Nacional de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da ABEn e coordenadora desse departamento na seção MG. Atualmente, é presidente da ABEn-MG e lidera o grupo de pesquisa em políticas e práticas em saúde mental, drogas e direitos humanos na UFMG.


Paula Scaim 

(Prefeitura Municipal de Florianópolis)

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Granzotto. Atua como psicóloga assistente em uma Equipe Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde e está compondo o grupo de apoio técnico das equipes multiprofissionais na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Atuante nas políticas públicas desde a formação e como profissional de saúde no SUS. Já atuou no CAPS AD do municipio de Florianópolis e como preceptora da residencia multiprofissional. Atualmente, é psicóloga clínica como servidora pública na Prefeitura Municipal de Florianópolis.


Renato Oliveira, MD, MSc

(OPAS)

Graduado em Medicina pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, Especialização em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduado em Psiquiatria Forense na King's College London (Inglaterra). Mestrado em epidemiologia na London School oh Hygiene and Tropical Medicine, U. of London. Atuou como Consultor de Saúde Mental na Organização Mundial da Saúde e como Especialista em Apoio Psicossocial no Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Consultor de Saúde Mental na Organização Mundial de Saúde e Consultor de Saúde Mental na organização internacional Médicos sem Fronteiras. Atualmente Chief de Saúde Mental e Uso de Substâncias na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).


Vitor Nunes

(Boehringer Ingelheim)

Graduado em Administração de empresas pela Universidade Cidade de São Paulo, Mestrado em Business Economics pela Faculdade Getulio Vargas -FGV. Trabalhou na TAM como Analista de Controle e Gestão, focando em otimização de processos e controle orçamentário. Iniciou sua carreira no Banco Santander, onde foi Trainee e Analista Financeiro. Atualmente é Healthcare Affairs na Boehringer Ingelheim, liderando estratégias de mercado e políticas de saúde mental.


Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.


Parceiros Institucionais
Parceiros Corporativos

コメント


bottom of page