top of page
Foto do escritorFórumDCNTs

AVC: soluções concretas para garantir acesso integral à saúde - 21/11 às 16h



Objetivos:

  • Conhecer PCDT e linha de cuidados para o AVC no Brasil, assim como as barreiras e estratégias para sua completa implementação e execução.

  • Identificar modelos exitosos, com implementação da linha de cuidado para o AVC perpassando os diferentes níveis de atenção, e planejar em conjunto e intersetorialmente a expansão nacional desses modelos, principalmente em populações subassistidas.

  • Promover colaboração entre os diferentes níveis de atenção e frentes de atuação para garantir fluxo completo e de qualidade para pessoas com AVC


Agenda:

16h00-16h10 – Abertura e Contextualização (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)

  • (Kathiaja Souza, Boehringer Ingelheim) (Vídeo)


16h15-16h25 – Quais características do PCDT e da linha de cuidados de AVC estão mais amplamente incorporados ao SUS e quais ainda precisam de avançar para melhores desfechos? (Sheila Martins, Rede Brasil AVC | WSO) (Vídeo)


16h30-16h35 – Qual o papel da Atenção Primária à Saúde e suas estratégias mais efetivas nas diferentes etapas de prevenção, identificação, tratamento e reabilitação do AVC? (Pablo Maciel Moreira, SMS-Vitoria da Conquista) (Vídeo)


16h40-16h45 – Quais as principais estratégias nos serviços de urgência/emergência para a atenção em tempo apropriado dos casos de AVC? Elas já são amplamente utilizadas e incluem regiões remotas? (Francis Fujii, SAMU-SP) (Vídeo)

16h50-17h05 – Quais iniciativas estão sendo implementadas pelo Ministério da Saúde para atenção em tempo apropriado dos casos de AVC? Há estratégias específicas para regiões remotas? (Felipe Reque, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h10-17h15 – Há modelos exitosos de implementação da linha de cuidado para AVC, envolvendo os diferentes níveis de atenção, levando a melhores desfechos e com potencial de escala para outras regiões? (Octávio Pontes, FM-USP-RP) (Vídeo)


17h20-17h25 – Quais estratégias o Ministério da Saúde têm priorizado para otimizar e ampliar acesso, regulação, fluxo e financiamento para o AVC nos diferentes níveis de atenção, a fim de melhorar desfechos? (Aristides Oliveira, SAES-Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h30-18h00 – Debate com todos os painelistas – O que podemos fazer em conjunto para melhorar o acesso da população aos cuidados de qualidade do AVC? (Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)


Painelistas e Moderador

Aristides de Oliveira Neto, MD, MSc, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduado em Medicina pela Universidade de Pernambuco, residência em Medicina de Família e Comunidade, Mestrado em Saúde Coletiva pela UnB e Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em medicina Ambulatorial, Medicina de Família e Comunidade e Clínica Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: docência e preceptoria em saúde, atenção básica à saúde, atenção primária à saúde, saúde coletiva, gestão em saúde e regulação em saúde. Atuou como Secretário Executivo de Regulação Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Recife. Atualmente é Diretor de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.


Felipe Reque, MD, MSc

(Ministério da Saúde)

Graduado em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Residência médica em Saúde Pública e Medicina preventiva e Mestrado em Saúde Pública, Planejamento e Gestão em Saúde na Universidade Estadual de Campinas. Atuou como Diretor na Secretaria Municipal de Saúde de Hortolândia, Superintendente da Rede Ambulatorial de Saúde no município de Paulínia e Coordenador do Programa de Saúde da Família na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Foi Médico Clínico do CAPS AD e Médico da equipe Consultório na Rua no município de Campinas. Como voluntário participou da Força Nacional do SUS (FNSUS). Atualmente é Médico Clínico na Prefeitura Municipal de Hortolândia e Coordenador geral de Urgência no Ministério da Saúde.


Francis Fujii, MD, MSc, MBA

(SAMU-SP)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), com residência médica na Universidade de São Paulo (USP). Possui MBA em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de MBA em Marketing e Serviços pela FIA Business School. É mestre em Saúde Pública pela University of Manchester, na Inglaterra. Atuou como diretor médico da Amil e do SAMU São Paulo, vice-diretor médico do SAMU São Paulo, e gerente nacional de Anatomia Patológica na DASA. É cofundador da Clínica Halik, da Vortics – Inteligência em Saúde, e da CVSaude, além de ser sócio investidor da Clínica Brilliant Brain. Atualmente, exerce a medicina e preside a Comissão de Ética Médica do SAMU 192 (São Paulo).


Kathiaja Souza, MSc, PhD

(Boehringer Ingelheim)

Graduada em Farmácia-bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde, Mestre em Saúde Coletiva com ênfase em Epidemiologia pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutora em Saúde Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi Consultora em Medicamentos, Tecnologias e Pesquisa em Saúde na OPAS/OMS. Foi consultora técnica no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (DGITS/SCTIE/MS). Atuou também no Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/SCTIE). Atualmente é Gerente em Farmacoeconomia e Acesso Estratégico ao Mercado na Boehringer Ingelheim.


Octávio Pontes, MD, MSc, PhD

(FMRP-USP)

Médico Neurologista pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pela Massachusetts General Hospital / Harvard Medical School, Doutor em Neurologia e Livre Docência em Neurologia, ambos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Fellowship em Neurologia Vascular e Neurossonologia no Hospital Vall d`Hebron. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Atua como Coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC, instituída pelo Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) e Co-Chair do Comitê de Educação da World Stroke Organization (WSO). Atualmente é Chefe do Serviço de Neurologia Vascular e Emergências Neurológicas do HCFMRP-USP, além de Coordenador do Mestrado Profissional em Neurologia da FMRP-USP.


Pablo Maciel Moreira, MPH, PhD

(SMS-Vitoria da Conquista)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica pela Faculdade Cathedral e Avaliação de Tecnologias em Saúde - UFBA. Mestrado em Saúde Coletiva - UFBA e Doutorado em Assistência Farmacêutica - UFBA. Atuou como Coordenador e Consultor em Assistência Farmacêutica no SUS na Secretaria Municipal de Saúde de Planalto - Bahia, Foi membro e Coordenador da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista e do Centro de Informações sobre Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. Atualmente é Responsável Técnico pela Farmácia da Família II/Farmácia Escola da UFBA e Apoio Técnico a Diretoria de Atenção Básica na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.


Sheila Martins, MD, MSc, PhD

(Rede Brasil AVC | WSO)

Médica Neurologista pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Doutora em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, e é ex-Presidente da Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares. Vasta experiência como Professora da Faculdade de Medicina e da Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e também Coordenadora do Programa de Neurologia Vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente é Presidente da Rede Brasil AVC e World Stroke Organization (WSO).


Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.


Parceiros Institucionais
Parceiro Corporativo


Comments


bottom of page