top of page
Foto do escritorFórumDCNTs

Doença Renal Crônica: uma pandemia silenciosa - cuidemo-nos! - 6/12 às 16h



Objetivos:

  • Entender a conexão entre a Doença Renal Crônica (DRC) e as mais prevalentes CCNTs, como diabetes e hipertensão e, com isso, a oportunidade de preveni-la e tratá-la.

  • Identificar os fatores que têm impedido a detecção e o tratamento precoce e oportuno dessa condição, reduzindo a necessidade de tratamentos de alto custo, como hemodiálise e transplantes.

  • Conhecer recomendações, novos PCDTs e programas efetivos para prevenir, rastrear, diagnosticar a DRC.

  • Engajar os diferentes níveis do setor público, assim como o privado e terceiro setor, em colaborações que reduzam os custos e preservem vidas de pessoas com DRC ou em risco de desenvolvê-la.


Agenda:

16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (Patrícia de Luca, FórumCCNTs)

Juzinha Barbiebética, Influencer

 

16h20-16h25 – Há mudança nos últimos anos em relação à prevalência de doença renal crônica (DRC) e incidência em pessoas com outras CCNTs? (Frida Plavnik, SBH )


16h30-16h35 – Por que a preocupação internacional com a DRC, com lançamento de um novo policy-brief do Global Patient Alliance for Kidney Health há poucas semanas? O que o Brasil deveria priorizar? (Roberto Pecoits-Filho, ISN)

 

16h40-16h45 – Como a teleconsultoria com foco na atenção primária melhora a jornada da pessoa com DRC e melhora desfechos? (Em Breve)


16h50-16h55 – Como a implementação do PDCT atualizado para DRC nos diferentes níveis de atenção melhora a prevenção e o desfechos da DRC? Como acelerar sua implementação? (Patrícia Abreu, SBN)


17h00-17h05 – Qual a estratégia do município para implementar o novo PCDT de doença renal crônica e melhorar desfechos? (Vinícius Lima, SMS-Niterói)


17h10-17h15 – Como o Ministério da Saúde (ou Estados ou Municípios) tem se organizado para aumentar diagnósticos e melhorar cuidado da DRC? (Carmen Moura, SAES-MS)


17h20-18h00 – Debate: Como implementar as mais atuais recomendações e PCDTs em uma país continental como o Brasil e, com isso, melhorar desfecho da doença renal crônica no país? – (Moderação: Patrícia de Luca, FórumCCNTs)


Painelistas e Moderador

Carmen Moura

(SAES-Ministério da Saúde)

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), especialização em Gestão da Clinica pelo IEP Sirio Libanês. Ocupou vários cargos na administração pública, como Diretora da 1a Regional de Saúde de Saúde do Paraná (SESA-PR), Secretária Municipal de Saúde de Pontal do Paraná-PR, Coordenadora da Rede de Atenção à Saúde do Paraná (SESA-PR). Foi Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem seção Paraná , Assessora especial no Coren PR e Membro da Comissão Mista ABEn/COREN de Sistematização da Pratica de Enfermagem e membro da Comissão Permanente de Sistematização da Pratica de Enfermagem da ABEn Nacional. Atualmente é Coordenadora Geral de Atenção Especializada do Ministerio da Saúde.


Frida Plavnik, MD, MSc, PhD

(SBH)

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Mestrado e Doutorado em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atuou como Professora na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Professora Afiliada na UNIFESP. Vasta experiência na condução de estudos clínicos e elaboração de materiais educacionais para o setor privado. Atualmente é Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).


Patrícia Abreu, MD, MSc, PhD

(SBN)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá, residência médica em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Título de Especialista pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Mestre e Doutora em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo. Contribuiu para diversas publicações científicas na área. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Centros de diálise e transplante. Atua como Consultora na Clínica de Medicina Interna e Nefrologia KIDNEY DISEASE | IMPROVING GLOBAL OUTCOMES, além de ser Preceptora na Residência Médica em Nefrologia da Unifesp. Atualmente é Diretora Financeira da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).


Roberto Pecoits-Filho, MD, PhD

(ISN)

Médico Nefrologista pela Universidade do Missouri. Doutor em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com Pós-doutorado pelo Instituto Karolinska (Suécia). Atuou como Diretor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Coordenador do Internato em Nefrologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Foi Vice-presidente da Sociedade Latino Americana de Nefrologia e Hipertensão e Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). É membro do Comitê Executivo da SONG, uma iniciativa para a padronização de desfechos clínico em Nefrologia. Atualmente é Professor Titular da Escola de Medicina da PUC-PR e Conselheiro da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e Membro do Comitê Executivo da ISN.


Vinícius Lima, MSc

(SMS -Niterói)

Graduado em Enfermagem pelo Universidade Federal Fluminense. Especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa , Gestão de Redes de Atenção em Saúde e Estratégia da Saúde da Família pelo programa de Residência Multiprofissional pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/ Fiocruz). Mestre em Saúde Coletiva com área de concentração em Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ. Atualmente é Diretor de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família - Coordenação ds APS de Niterói na Secretaria Municipal de Saúde de Niterói


Patricia Vieira de Luca, MSc

(AHF)

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Bacharel, Licenciatura e Mestrado. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo. No momento, atua principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil por mais de 10 anos. Ex-presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF). Co-fundadora do Grupo de Advocacy Cardiovascular (GAC). Co-Fundadora e parte da Comissão Organizadora do Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil.


Parceiros Institucionais
Parceiro Corporativo

Commentaires


bottom of page