Objetivos:
Entender como o país tem evoluído em políticas e programas para deter o tipo de câncer que causa o maior número de óbitos.
Conhecer o potencial do PCDT para Câncer de Pulmão e da nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer para mudar esse cenário.
Reunir as principais instituições e lideranças dos setores público, privado e terceiro setor para identificar prioridades e se comprometer em ações intersetoriais que acelerem programas e políticas que melhorem prevenção, diagnóstico e tratamento, reduzindo mortes por câncer de pulmão e outros tipos de câncer no país.
Agenda:
16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)
Nina Melo, Abrale (Vídeo)
16h20-16h25 – Qual o tamanho do desafio do câncer de pulmão – epidemiologia, políticas e programas? (Daniel Bonomi, SBCT) (Vídeo)
16h30-16h35 – Quais as melhores estratégias para prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão? Elas estão disponíveis no Brasil? (Luiz Araújo, INCA) (Vídeo)
16h40-16h45 – Como o PCDT de Câncer de Pulmão favorecerá que o país avance em ações de prevenção e tratamento de câncer de pulmão, reduzindo mortes? (Gustavo Prado, HAOC) (Vídeo)
16h50-16h55 – Qual será o papel da nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer sobre a atenção ao câncer de pulmão? (Sandro Martins, EBSERH) (Vídeo)
17h00-17h05 – Qual o papel da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) para a implementação de PCDTs e da nova Política Nacional do Câncer? (César Neves, CONASS) (Vídeo)
17h15-17h20 – Quais os riscos da demora na regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer para a saúde coletiva, especialmente de pessoas com câncer de pulmão? (Luciana Holtz, Oncoguia) (Vídeo)
17h25-18h00 – Debate com todos os painelistas – Quais próximos passos priorizaremos juntos para reduzir mortes por câncer de pulmão no Brasil? (Moderação: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)
Painelistas e Moderador
César Neves, MD
(CONASS)
Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), especialista em cirurgia geral e gastroenterologia pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, Pós-graduado em Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho e Gestão Pública e Auditoria. Atuou como médico-auditor do município de Curitiba, diretor de Gestão Hospitalar do município de Araucária e médico perito do Ministério Público do Paraná. Exerceu ainda a chefia de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, e foi coordenador da Assessoria Técnica de Judicialização do Saúde da Sesa. Também ocupou o cargo de diretor-geral da Sesa até junho de 2024. Atualmente é secretário de Estado da Saúde do Paraná e vice-presidente da região Sul do CONASS
Daniel Bonomi, MD, MSc
(SBCT)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia robótica, cirurgia torácica, cirurgia torácica, cirurgia vídeo assistida e câncer pulmão. Professor de Cirurgia do Tórax na Faculdade de Medicina da UFMG, Cirurgião de Tórax da Rede Mater Dei de Saúde e Cirurgião de Tórax no Hospital Vila da Serra OC no Hospital Vila da Serra. Atualmente é Diretor Cientifico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT).
Gustavo Prado, MD, PhD
(HAOC)
Médico Pneumologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Doutor em Pneumologia pela mesma instituição. Fellowship Pneumologia Ocupacional e Ambiental e Oncologia Torácica pela FMUSP. Segue linhas de Pesquisa em Impactos cardiopulmonares da exposição à poluição ambiental, stress oxidativo e cessação de tabagismo. Médico Colaborador do Grupo de Neoplasias Pulmonares da Disciplina de Pneumologia pelo INCOR. Atualmente atua no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e é Gerente de Inovação e Educação Médica no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Luciana Holtz
(Oncoguia)
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialista em Bioética pela Faculdade de Saúde Pública da FMUSP e Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Emílio Ribas. Atuou como Psico-oncologista instituições públicas e privadas, Conselheira Suplente do Conselho Nacional de Saúde, Coordenou a Iniciativa Global para a Conscientização do câncer de mama no Brasil da Ong Susan G. Komen for the cure e focou toda sua carreira na área do câncer, tornando-se também uma empreendedora social fellow ashoka. Fundadora do Instituto Oncoguia, onde atualmente é Presidente.
Luiz Araújo, MD, MSc, PhD
(INCA)
Graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Residência de Clínica Médica pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e de Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Mestrado no Instituto Nacional do Câncer (INCA), Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Postdoctoral Researcher na Ohio State University (Columbus, OH – EUA), com foco em genômica e busca de novos biomarcadores em Câncer de Pulmão. Membro ativo da ASCO, AACR, IASLC e SBOC, além de membro do Comitê de Assuntos Internacionais da ASCO. Atualmente é Diretor Regional na Dasa Oncologia - RJ, Head de Oncologia na Dasa Genômica e Médico Pesquisador no Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Nina Melo
(Abrale)
Graduada em Direito pelo Centro Universitário FAM e Comunicação Social pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará - FEAPA. Atua como Coordenadora e conteudista do Observatório de Oncologia e Líder do GT de Dados e Membro do GT de Pesquisa Clínica do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer - TJCC. Membro Representante de Participante de Pesquisa nos Comitês de Ética em Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein e do Instituto Paliar. Conselheira Titular no Seguimento Estudos e Pesquisas do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de São Paulo . Atualmente é Coordenadora de Pesquisa da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Coordenadora do Observatório de Oncologia do TJCC
Sandro Martins, MD, PhD
(EBSERH)
Graduado em medicina pela Universidade Federal do Pará, residência médica na Santa Casa de São Paulo e em oncologia clínica no Hospital AC Camargo e Doutorado em oncologia torácica na Universidade de São Paulo. Ex-membro da Comissão Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde (CONITEC, 2011-2018) e Assessor da Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (CATEPS/ANVISA, 2004-2007). Comprometido em ajudar a saúde, gestores e formuladores de políticas governamentais a entendem a estrutura da ATS, o acesso ao mercado e os atuais impulsionadores tecnológicos para medicamentos no Brasil. Atualmente é Consultor em Oncologia Clínica do Hospital Universitário de Brasília-EBSERH.
Mark Barone, PhD
(FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Commentaires