Com o intuito de sistematizar e consolidar o trabalho realizado ao longo da última década, o Ministério da Saúde disponibiliza o documento “Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028”, a fim de apresentar as perspectivas das ações nessa área até 2028.
A Estratégia de Saúde Digital (ESD) funciona como um guia para que as atividades e projetos, públicos e privados, potencializem ainda mais, com ideias alinhadas, para a transformação da saúde digital no Brasil.
São três grandes eixos de ação a serem executados durante esse períodos, a fim de que o Plano de Ação da ESD seja alcançado com os recursos necessários para a implementação da Visão de Saúde Digital.
Eixo 1 – Ações do MS para o SUS – Este eixo reconhece e valoriza o Programa Conecte SUS e suas iniciativas como ações essenciais para que a Visão de Saúde Digital seja alcançada.
Eixo 2 – Definição de Diretrizes para Colaboração e Inovação em Saúde Digital – Este eixo reconhece e valoriza a necessidade de expansão e consolidação da governança e dos recursos organizacionais que sustentarão a Estratégia de Saúde Digital.
Eixo 3 – Estabelecer e Catalisar a Colaboração – Este eixo visa à implantação do Espaço de Colaboração da Estratégia de Saúde Digital, como um espaço conceitual, virtual, distribuído, lógico e físico que viabilize a colaboração entre todos os atores em Saúde Digital, com claras definições de expectativas, papéis e responsabilidades
O Plano de Ação para a Saúde Digital 2020-2028 também apresenta sete prioridades:
Prioridade 1: Governança e liderança para a ESD
Prioridade 2: Informatização dos três níveis de atenção
Prioridade 3: Suporte à melhoria da atenção à saúde
Prioridade 4: O usuário da Saúde Digital como protagonista
Prioridade 5: Formação e capacitação de recursos humanos para a Saúde Digital
Prioridade 6: Ambiente de interconectividade
Prioridade 7: Ecossistema de inovação
Acesse o documento aqui.
Fonte: Ministério da Saúde