O objetivo principal das políticas de compras e serviços públicos de alimentos saudáveis (PFP) é definir os padrões de nutrição para os alimentos que são comprados, servidos ou vendidos com fundos do governo. “Saudável” pode significar coisas diferentes para pessoas, culturas e ambientes diferentes. É por isso que o Quadro de Ação da OMS para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas de aquisição de alimentos e serviços descreve 5 princípios básicos de uma alimentação saudável que são universalmente relevantes:
Limitar a ingestão de açúcares refinados;
Mudar o consumo de gordura das gorduras saturadas para as insaturadas e eliminar as gorduras trans presente na indústria;
Limitar o consumo de sódio e garantir que o sal seja iodado;
Aumentar o consumo de grãos inteiros, vegetais, frutas, nozes e leguminosas;
Garantir a disponibilidade de água potável gratuita e segura.
Os padrões de nutrição definidos nas políticas do PFP podem incluir critérios baseados em nutrientes, alimentos ou outras medidas relacionadas ao preparo ou serviço de alimentos.
Os critérios baseados em nutrientes são derivados dos perfis nutricionais em uma categoria de alimentos específica e baseados em recomendações dietéticas nacionais (se disponíveis) ou regionais. O documento informativo da OMS sobre dieta saudável, juntamente com os modelos de perfis nutricionais regionais da OMS (AFRO, EMRO, EURO, OPAS, SEARO e WPRO), pode ser um bom ponto de partida para o desenvolvimento de critérios baseados em nutrientes para a aquisição de alimentos públicos saudáveis e políticas de serviços. Exemplo: Um lanche de porção única não pode conter mais do que 280mg de sódio.
Os critérios baseados em alimentos são baseados em categorias de alimentos ou itens alimentares que normalmente excedem os limites estabelecidos para açúcares, sódio e / ou gorduras. Diretrizes dietéticas nacionais / regionais baseadas em alimentos típicos e as 5 chaves da OMS para uma dieta saudável podem fornecer orientações baseadas em alimentos para alcançar dietas saudáveis. Exemplo: Proibir bebidas adoçadas com açúcar, salgadinhos, macarrão instantâneo.
Outros critérios relacionados à nutrição fornecem orientação sobre como os alimentos devem ser preparados ou oferecidos e embalados para venda para promover dietas saudáveis. Exemplos: Não adicione sal ao preparar arroz e macarrão ou ao ferver vegetais e cozinhe no vapor e grelhe os alimentos em vez de fritar.
Conheça também o Guia Alimentar da População Brasileira aqui.