Objetivos:
Quais serão os maiores desafios para as doenças crônicas em 2022?
Conseguiremos avançar nas prioridades identificadas pelo FórumDCNTs?
Como os diferentes setores poderão contribuir para reduzir os riscos de agravamento das DCNTs durante 2022?
Agenda:
16h00 - Abertura e Contextualização - Patrícia Vieira (AHF | FórumDCNTs) (Vídeo)
16h10 - Panorama das DCNTs e o que podemos esperar para o ano de 2022
16h50-17h45 - Debate: Com os desafios trazido pela pandemia de COVID-19, como avançaremos nas prioridades identificadas pelo FórumDCNTs em 2022? (Moderação: Patrícia Vieira) (Vídeo)
Cobertura completa: www.forumdcnts.org/post/dcnts-2022-esperar
Painelistas e Moderadora
Deborah Carvalho Malta, MD, MSc, PhD
(UFMG, GBD Brasil)
Graduada em Medicina com residência em Pediatria e Medicina Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Saúde Pública pela UFMG, Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, e Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Foi Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde por 12 anos e coordenou inquéritos nacionais, como a Pesquisa Nacional de Saúde, o Vigitel, Pense e o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil, 2011-2022. Atualmente é Professora Associada e pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG e Coordenadora do Grupo de Pesquisa do GBD Brasil.
Levimar Araújo, MD
(SBD)
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e estudou Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como professor de fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, nos cursos de medicina, fisioterapia e terapia ocupacional. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia e Metabologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tiróide, obesidade, doenças do pâncreas, diabetes mellitus tipo 1 e tipo2, e principalmente em bomba de infusao de insulina. É coordenador do programa educacional Diabetes Weekend e chefe da clínica de endocrinologia do Hospital Universitário Ciências Médicas MG e atual Presidente da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).
Mônica Andreis, MSc
(ACT Promoção da Saúde)
Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Brasil. Especialista em Psicologia Hospitalar. Cofundadora e atual Diretora Executiva da ACT Promoção da Saúde, uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada para apoiar a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da OMS. A ACT atua hoje com controle do tabaco, promoção da alimentação adequada e saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Membro da Diretoria da Framework Convention Alliance (FCA) de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 no Brasil.
Patrícia Vasconcelos, MSc
(SVS-MS)
Graduada em Enfermagem, Sanitarista, Mestre em Epidemiologia pela ENSP-FIOCRUZ. Experiência em investigações de campo pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS-EPISUS, em doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), gestão do SUS e resposta às emergências em saúde pública. Atualmente é Coordenadora Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Patricia Vieira de Luca, MSc
(Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar)
Bacharel, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo, atuando principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil durante os últimos 10 anos. Foi presidente e atualmente é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).
Instituições Parceiras
Comments