Secretaria da Saúde de Goiás responde ao Call-to-Action pelo Fortalecimento da Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde
- FórumDCNTs
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
A Secretaria Estadual da Saúde de Goiás (SES-GO) respondeu ao Call-to-Action para Fortalecer Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, endossado por 71 líderes acerca da preocupação em relação ao atraso na publicação de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs), Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDTs) e da Atualizações de PCDTs e DDTs.

A saúde mental se caracteriza como um estado de bem-estar que é vivido pelo indivíduo, que favorece o desenvolvimento das habilidades pessoais e das capacidades de resposta, em face aos desafios da vida e de integração/contribuição para a comunidade. A saúde mental é imprescindível para a promoção do desenvolvimento humano equitativo e sustentável. Nesse sentido, assegurar a saúde mental das pessoas é essencial para garantir a elas uma vida com bem-estar e dignidade. Destaca-se que tal bem-estar não se relaciona somente aos aspectos psicológico e emocional, mas também demanda aspectos favoráveis sociais, ambientais e econômicos, uma vez que a saúde mental tem características biopsicossociais.

OFÍCIO Nº 16143/2025/SES
Goiânia, 25 de março de 2025.
Ao Senhor
Mark Barone
Coordenador Geral do Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil
Assunto: Call to Action: Saúde Mental na APS, um Direito de Todas e Todos!
Senhor Mark,
Ao cumprimentá-lo, expedimos o presente em atenção a Correspondência Eletrônica (68801756), remetida a esta Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, por meio da qual o Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil apresenta o Call to Action: Saúde Mental na APS, um Direito de Todas e Todos! desenvolvido durante evento realizado no dia 30 de agosto de 2024, em que se destaca a importância de integrar e fortalecer ações de promoção, prevenção e cuidados da Saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS). Neste sentido, solicita retorno para alinhar esforços com esta Secretaria de Saúde de Goiás e aprimorar a saúde mental no Brasil por meio da Atenção Primária à Saúde.
Assim, a Subsecretaria de Políticas e Ações em Saúde - SUBPAS por meio do Despacho nº 77/2025/SES/SUBPAS (69943971), com seus anexos respectivos, apresenta as manifestações das áreas técnicas desta Pasta, no qual manifestam favoravelmente à integração e fortalecimento das ações de promoção, prevenção e cuidados da Saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS), em especial àquelas realizadas pelo Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil, mantendo-se à disposição para o desenvolvimento e implementação de ações conjuntas nas matérias alinhadas com as Políticas do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás.
Isso posto, encaminhamos o presente expediente com as cautelas de estilo, ao tempo em que colocamos esta Secretaria de Estado da Saúde a inteira disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais julgados necessários, bem como solicitamos que, em caso de resposta ou nova solicitação referente ao mesmo assunto, seja mencionado o Processo SEI! nº 202400010093307.
Atenciosamente,
ADRIANO SULLIVAN CHAGAS
Chefe de Gabinete
Comments