Através da presente recomendação, FórumCCNTs, convida os parceiros e todas as pessoas físicas e entidades interessadas a contribuírem com a Consulta Pública n° 75/24, para apresentação de sugestões a respeito da proposta de atualização das Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero: Parte I - Rastreamento organizado utilizando testes moleculares para detecção de DNA-HPV oncogênico, por meio deste Formulário de contribuição. O FórumCCNTs é favorável à atualização das diretrizes, seguindo a recomendação preliminar da CONITEC, também favorável. Portanto, recomendamos a atualização das Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero: Parte I - Rastreamento organizado utilizando testes moleculares para detecção de DNA-HPV oncogênico.
Nesse sentido, o FórumCCNTs está totalmente de acordo com as diretrizes publicadas, bem como com as 58 recomendações contidas em seu escopo e ratifica integralmente seu conteúdo, aproveitando a oportunidade para, igualmente, parabenizar os envolvidos nessa importante construção. Sendo assim, recomendamos a atualização da referida diretriz, destacando, ao mesmo tempo, a necessidade de uma gestão eficiente para implementação integral deste normativo.
É fundamental que as diretrizes sejam vistas como um plano abrangente que deve ser cuidadosamente elaborado, executado e implementado pelo Ministério da Saúde. A adoção de uma diretriz eficaz requer um compromisso contínuo da gestão pública para garantir que ela não apenas exista no papel, mas que seja operacionalizada de maneira prática e efetiva. A importância de uma diretriz reside na sua capacidade de impactar diretamente a saúde da população. Para que isso aconteça, é essencial que as diretrizes sejam compreendidas e aplicadas por todos os profissionais de saúde envolvidos no rastreamento e manejo do câncer do colo do útero.
Isso implica em treinamento adequado, capacitando continuamente os profissionais de saúde para que compreendam e apliquem corretamente as diretrizes; recursos disponíveis, assegurando que as unidades de saúde disponham dos equipamentos e materiais adequados para a implementação das diretrizes; e um sistema de monitoramento eficaz, estabelecendo mecanismos para garantir a adesão às recomendações e identificar áreas que necessitam de melhorias.
Além disso, a implementação deve atender às realidades locais e às necessidades específicas da população, sem deixar ninguém para trás. A operacionalização eficaz das diretrizes é um passo fundamental para transformar a teoria em realidade prática, promovendo um impacto positivo na saúde pública e contribuindo para a erradicação da incidência e mortalidade por câncer cervical em nosso país.
Confira aqui um resumo das 58 recomendações contidas nestas Diretrizes:
Reiteramos que o FórumCCNTs convida todas as pessoas físicas e entidades interessadas a participarem nesta Consulta Pública, através dos links abaixo:
Acesse o Relatório de Recomendação para uma visão geral e ampla sobre a atualização realizada.
Acesse o Formulário de contribuição para enviar suas sugestões.
Para participar, é necessário acessar o link https://www.gov.br/participamaisbrasil/acessoo e fazer o login ou cadastro no site GOV.BR, seguindo as orientações.
Referências Sugeridas:
ARBYN, M. et al. HPV testing in primary cervical screening. The Lancet, 2018.
WRIGHT, T. C. et al. Screening for cervical cancer. New England Journal of Medicine, 2015.
CUZICK, J. et al. Overview of the European randomized study of screening for cervical cancer (EURASCC). International Journal of Cancer, 2011.
GOK, M. et al. Self-sampling for HPV testing: a systematic review and meta-analysis. European Journal of Cancer, 2018.
DARRAGH, T. M. et al. The role of the cervix in the pathogenesis of cervical cancer. Journal of Lower Genital Tract Disease, 2012.
MCCAFFERY, K. J. et al. Increasing participation in cervical screening: a systematic review of interventions. Preventive Medicine, 2016.
KAHN, J. A. et al. Barriers to HPV vaccination. Journal of Adolescent Health, 2013.
MCBRIDE, C. M. et al. Informed decision making in cancer screening. Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, 2017.
MOSCICKI, A. B. et al. The natural history of cervical HPV infection in young women. Journal of Adolescent Health, 2010.
SASLOW, D. et al. American Cancer Society guidelines for the early detection of cervical cancer. CA: A Cancer Journal for Clinicians, 2012.
CASTLE, P. E. et al. Cervical cancer screening in older women. Journal of Clinical Oncology, 2011.
KITCHENER, H. C. et al. The impact of HPV vaccination on cervical cancer screening. British Journal of Cancer, 2006.
DENNY, L. et al. Cervical cancer screening in HIV-infected women. The Lancet, 2016.
MARKOWITZ, L. E. et al. Human papillomavirus vaccination: a review of the evidence. Journal of the American Medical Association, 2014.
Comentários