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Campanha alerta sobre a importância de falar das doenças do coração


Campanha alerta sobre a importância de falar das doenças do coração

“Fale de Coração” tem o intuito de sensibilizar a população sobre as doenças

relacionadas ao coração que vitimam 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo


Apoiamos a campanha do #GAC, que nasceu no #FórumDCNTs e, através de suas instituições membro, se mantém muito engajado e relevante.


          Em 29 de setembro foi o Dia Mundial do Coração. Para chamar a atenção da população brasileira para as doenças cardiovasculares, o Grupo de Advocacy em Cardiovascular, administrado pela Colabore com o Futuro, aproveitou a data para lançar a campanha “Fale de Coração”, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de hábitos saudáveis na prevenção dessas doenças.

A campanha visou gerar um grande movimento de pessoas nas redes sociais, postando depoimentos sobre suas experiências com as doenças cardiovasculares. “Também convidaremos celebridades e influenciadores para abraçar a campanha que é de grande importância para a sociedade. As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no mundo. Cerca de 17,3 milhões de pessoas morrem por ano em virtude dos problemas relacionados ao coração. Só no Brasil, de acordo com último levantamento do Ministério da Saúde, há 302 mil óbitos. Por isso é de extrema importância conscientizarmos a população e enfatizarmos que há formas de tratamento e controle, por meio, principalmente, da correção de hábitos alimentares pouco saudáveis e de outros fatores de risco como tabagismo, obesidade, estresse, colesterol alto e sedentarismo”, destaca Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro.


         O trabalho de engajamento na campanha envolve a criação de uma página no Instagram especialmente para a causa (www.instagram.com/faledecoracao). “Dessa forma as pessoas poderão compartilhar seus vídeos e fotos na página @faledecoração, relatando suas histórias reais na luta contra as doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a hashtag #D❤ foi criada para que o público possa usar nas mensagens, deixando-as registradas e visíveis para todos”, destaca Carolina.


O primeiro depoimento com vídeo será da idealizadora do conceito da campanha, Irene Knoth, e vai ao ar na página @faledecoração no próximo domingo (29), Dia Mundial do Coração.  Ela conta sobre a sua experiência, com o falecimento do pai por infarto. Em sua fala, Irene convida outras pessoas a também postarem suas histórias com a hashtag da campanha. “Com a ação, queremos, juntos, fazer com que o Dia Mundial do Coração seja sobre amor e não sobre saudade”, ressalta Irene.


Sobre o Grupo de Advocacy em Cardiovascular


O Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC) foi fundado em 2017. Trata-se de um movimento inovador, administrado pela Colabore com o Futuro, e composto por quatro organizações de pacientes sem fins lucrativos, sérias e comprometidas. O grupo foi criado para atuar nas necessidades dos pacientes com doenças cardiovasculares não atendidos, lidando com desafios provocados por obstáculos para conseguir um diagnóstico preciso e precoce, bem como a dificuldade de acesso a exames e tratamentos. Também temos como missão diminuir a alta incidência e mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil.

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