Nome do Projeto: Busca ativa: Modelo Estruturado Cuidando de Todos.
Instituição: Secretaria Municipal da Saúde/SP.
Responsáveis pelo projeto: Sandra Sabino, Secretaria Executiva Saúde - SMS/SP
Karina Mauro Dib, Divisão DCNT - SMS/ SP
Alexandre Lopes, Área Técnica DCNT - SMS/ SP
Yara Baxter - Fundação Novartis
Mariana Silveira - Instituto Tellus
Contato: kdib@prefeitura.sp.gov.br
Sobre o Projeto:
O objetivo deste projeto foi identificar pessoas ainda não diagnosticadas com Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) e/ou com fatores de risco na área de abrangência de cada UBS, inseri-las na linha de cuidado assegurando o cuidado acompanhado adequadamente e conscientizando sobre mudanças no estilo de vida, com vistas para reduzir complicações e mortes evitáveis a partir de ações de busca ativa estruturada, interna e externa às UBS.
O projeto foi incorporado na rotina diária de 71 Unidades Básicas de Saúde (UBS) até 2021 para os usuários do SUS, profissionais de saúde e gestores de todas as regiões de saúde do município, e os participantes incluídos na linha de cuidado.
Sua implementação foi feita a partir do Protocolo da Jornada Cuidando de Todos. Foi desenvolvido um modelo estruturado de busca ativa, que visa a análise de dados de prevalência de CCNTs na área de abrangência da UBS e meta definida, buscas ativas interna e externa periódicas com fluxo para inclusão na linha de cuidados, campanhas de comunicação e mobilização nas datas comemorativas, “kits busca ativa” (ombrelone, banner e panfletos educacionais, aparelho de PA e filipetas para o registro do índice de massa corporal e de DM), gestão de dados em ferramentas digitais e mapas a vista na UBS.
Estas ações, somadas a outras atividades, contribuíram para dobrar o percentual de pessoas rastreadas a partir da aferição da PA e seu registro em prontuários (n= 11 mil prontuários; 41% de pessoas rastreadas no 4º trim 2017 para 82% no 4º tri 2021).
Os seus potenciais benefícios futuros incluem toda a comunidade na área de abrangência das UBS, prioritariamente a população SUS dependente e os grupos vulneráveis. A adoção deste modelo potencializaria os impactos na comunidade envolvida, com ações presentes em todas as regiões de saúde da cidade de São Paulo.
*Este projeto participou do Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às CCNTs/DCNTs no Brasil.do FórumDCNTs, e foi selecionado entre os 5 melhores.*
Comentarios