O Escritório de Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde (ODPHP) do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) desenvolveu a 2ª edição do guia “Alfabetização em Saúde Online: Um Guia para Simplificar a Experiência do Usuário (Health Literacy Online: A Guide to Simplifying the User Experience), uma versão atualizada do guia de 2010, para ajudar a preencher esta lacuna.
Derivado de uma extensa pesquisa com mais de 800 usuários, este guia atualizado oferece insights práticos sobre uma ampla gama de experiências de navegação dos usuários, especialmente na relação entre leitura e alfabetização em saúde, e pode ser usado para ajudar a criar soluções intuitivas e fáceis de usar ferramentas digitais de informação em saúde.
O guia é interativo e de fácil navegação para acessar as diferentes seções, organizados e divididos em seis temas que descrevem tudo o que já é de conhecimento sobre a experiência do usuário. Fato é que as habilidades de alfabetização podem impactar praticamente todos os aspectos do uso da web como os desafios de leitura e processamento cognitivo, e maneiras simplificadas para deixar a navegação compreensível.
Diversos fatores podem estar relacionados ao comportamento online de usuários como o tipo de dispositivos utilizado para visualizar o conteúdo da web e até mesmo os usuários com altas habilidades de alfabetização podem achar mais difícil ler e usar a web quando estão doentes, estressados ou cansados. Portanto a necessidade de projetar sites com esses comportamentos em mente fará da web um um melhor ambiente e simplificar o conteúdo é um lugar lógico para começar.
Escreva um conteúdo envolvente e convidativo
Identifique as motivações e objetivos do usuário.
Coloque as informações mais importantes primeiro.
Descreva o comportamento de saúde - apenas o básico.
Se mantenha positivo. Inclua os benefícios de suas ações.
Forneça etapas de ação específicas.
Escreva em linguagem simples.
Verifique a precisão do conteúdo.
Exiba o conteúdo claramente na página
Limite o tamanho do parágrafo. Use marcadores e listas curtas.
Use títulos significativos.
Use uma fonte legível com pelo menos 16 pixels.
Use o espaço em branco e evite a desordem.
Mantenha o conteúdo mais importante acima da dobra, mesmo em dispositivos móveis.
Use links de forma eficaz.
Use cor ou sublinhado para identificar os links.
Use imagens que ajudem as pessoas a aprender.
Use o contraste apropriado.
Torne o conteúdo da Web ajustado para impressão.
Torne seu site acessível para pessoas com deficiência.
Torne os sites responsivos.
Crie conteúdo móvel para atender às necessidades dos usuários móveis.
Organize o conteúdo e simplifique a navegação
Crie uma página inicial simples e atraente.
Rotule e organize o conteúdo pensando nos usuários.
Crie caminhos de informação lineares.
Dê aos botões rótulos significativos.
Torne os elementos clicáveis reconhecíveis.
Verifique se o botão “Voltar” do navegador funciona.
Forneça acesso fácil às páginas inicial e de menu.
Dê aos usuários opções para navegar.
Inclua uma função de pesquisa simples.
Exiba os resultados da pesquisa com clareza.
Engaje os usuários
Compartilhe informações por meio de multimídia.
Crie ferramentas e gráficos interativos intuitivos.
Forneça informações personalizadas.
Crie formulários e questionários fáceis de usar.
Considere as opções de compartilhamento de mídia social.
Teste seu site a partir de usuários com habilidades limitadas de alfabetização
Recrute usuários com habilidades limitadas de alfabetização - e habilidades limitadas de alfabetização em saúde.
Identificar e eliminar barreiras logísticas à participação.
Crie materiais de teste de linguagem simples.
Teste se o seu conteúdo é compreensível e acionável.
Use moderadores que tenham experiência com usuários com habilidades limitadas de alfabetização.
Faça um pré-teste do guia do moderador.
Use várias estratégias para garantir que os participantes entendam o que você deseja que eles façam.
Teste no celular.
Como este guia foi desenvolvido
A 1ª edição de Health Literacy Online (2010) sintetizou as lições aprendidas com a pesquisa original do ODPHP com mais de 700 usuários da web e o pequeno mas crescente corpo de literatura sobre as experiências da web de usuários com habilidades limitadas de alfabetização. O guia foi elaborado com base nos princípios de usabilidade da Web descritos nas Diretrizes de usabilidade e design da Web com base em pesquisa, desenvolvido pelo HHS em parceria com a General Services Administration (GSA).
Embora muitas das recomendações originais do guia sejam verdadeiras hoje, grande parte da tecnologia e das melhores práticas relacionadas evoluíram. É por isso que decidimos lançar uma 2ª edição do Health Literacy Online.
Acesse o guia completo aqui.
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