As eleições estão chegando e o momento é ideal para apresentar aos candidatos e futuros governantes propostas que visem à qualidade de vida da população e assim evitar que o número de casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) continuem aumentando no país. Foi com este mote que a ACT Promoção da Saúde apresentou no dia 17 de agosto a Agenda Brasil +Saudável, documento que reúne propostas e recomendações de políticas públicas que contribuam para prevenção de DCNTs.
O objetivo desta agenda é subsidiar candidaturas ao governo federal nas eleições de 2022, para que o Estado brasileiro promova ambientes saudáveis para todos e todas, e qualificar o debate público, para que o eleitorado possa escolher candidatos e candidatas comprometidos com a saúde da população. Além disso, a ACT Promoção da Saúde recomenda que o documento seja enviado aos candidatos em quem se pretende votar.
O lançamento da Agenda Brasil +Saudável foi realizado em Brasília (DF) e contou com um painel crítico de leitura composto por 10 renomados especialistas em saúde, que revisaram e aperfeiçoaram este material. São eles:
Ana Paula Bortoletto - Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP;
Angela Barbarulo – Coordenadora de Justiça Climática do Instituto Alana;
Carlos Monteiro - Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP;
Ilana Pinsky - Consultora da OPAS e pesquisadora visitante na Cuny e na Rutgers University;
Inês Rugani - Professora do Instituto de Nutrição da UERJ;
José Gomes Temporão - Ex-ministro da Saúde e pesquisador da Fiocruz;
Luciana Sardinha - Ex-Coordenadora Geral de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde e assessora da Vital Strategies;
Paulo Guerra - Professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (2020-2022);
Pedro de Paula - Diretor-executivo Vital Strategies Brasil;
Tânia Cavalcante - Ex-secretária Executiva da CONICQ.
Além dos especialistas, iniciativas como o FórumDCNTs, Todos Juntos Contra o Câncer e Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável endossaram a Agenda Brasil +Saudável. Dr. Mark Barone, coordenador geral do FórumDCNTs, esteve presente no evento, prestigiando o lançamento do material. Clique aqui e confira a live de abertura do evento realizada pelo FórumDCNTs. Esteve presente no evento o Senador Humberto Costa, representando o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.
Sobre a Agenda Brasil +Saudável
As propostas e recomendações da Agenda Brasil + Saudável estão divididas em 5 eixos, de acordo com os principais fatores de risco evitáveis para as DCNTs: Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Controle do Tabaco, Controle do Álcool, Promoção da Atividade Física e Controle da Poluição do Ar.
Fonte: ACT Promoção da Saúde
Comments