Agenda:
7h30 - Entrada na Plataforma
8h00-8h30 - Abertura – Boas-vindas (Mark Barone, FórumCCNTs (Vídeo) e Comissão Consultiva: Camila Souza, Viatriz; Danilo Campos, Ministério da Saúde; Douglas Silva, ResMed; João Bordallo, Boehringer Ingelheim; Leonardo Bia, Roche; Marcio Galvão, UFBA; Cristiano Soster, COSEMS-Bahia; Lucia Xavier, ADJ; Marília Albiero, ACT (Vídeo))
8h35-10h10 - Painel Internacional (em inglês) – Aceleradores e Políticas Efetivas de CCNTs no Brasil e no mundo (moderação: Guy Fones, OMS) (Vídeo)
8h40-8h55 - 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira: quais políticas públicas principais relacionadas às CCNTs o guia motivou? - Kamila Gabe (NUPENS-FSP-USP) (Vídeo)
9h00-9h15 - Após os movimentos globais, ações da OMS e aprovação da resolução para participação social, como o engajamento significativo de PWLE será definitivamente incorporado aos processos decisórios em saúde e qual será seu impacto? - Kira Koch (OMS) (Vídeo)
9h20-9h35 - É certo dizer que a falta de diagnóstico precoce e oportuno, e monitoramento frequente estão entre as principais barreiras para se atingir o ODS 3.4? O que precisa mudar? - Beatrice Vetter (FIND) (Vídeo)
9h40-10h10 - P&R (Vídeo)
10h15-10h30 – Intervalo
10h35-12h00 - Painel 2: Gargalos que precisaremos encarar para avançar nas CCNTs - (moderação: Átila Trapé, USP) (Vídeo)
10h40-10h50 - Ativistas brasileiras e brasileiros têm encontrado espaço para garantir atenção ao pleito das pessoas que vivem com CCNTs? - Melissa Medeiros (ACBG Brasil) (Vídeo)
10h55-11h05 - Se a obesidade é responsável por grande parte dos custos associados às CCNTs e não estamos conseguindo freá-la, o que precisamos fazer antes que a conta não feche? - Leandro Rezende (Unifesp) (Vídeo)
11h10-11h20 - Por que a Saúde Mental deve estar sempre nos planos, políticas e cuidados de todas as CCNTs - de hipertensão a oncologia, passando por asma, diabetes e obesidade - se quisermos efetivamente melhorar desfechos? - Alberto Ogata (FGV) (Vídeo)
11h25-11h35 - É possível, administrando os conflitos de interesse em parcerias entre setores, compartilhar accountability e avançar no ODS 3.4? - Marco Akerman (FSP-USP) (Vídeo)
11h35-12h00 - P&R (Vídeo)
12h00-13h00 – Almoço
13h00-14h45 - Reunião dos GTs com especialistas e pitch (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs)
13h05-13h15 - Reunião de alinhamento GTs
13h20-13h35 - 1ª rodada de especialistas
13h40-13h55 - 2ª rodada de especialistas
Especialistas
Ana Morato, Instituto Desiderata
Danilo Campos, Ministério da Saúde
Fernando Alves, SAPS-Ministério da Saúde
Gleyce Bezerra, CGAN-SAPS-Ministério da Saúde
Marcello Baird, ACT Promoção da Saúde
Maria Turci, UFMG
Marina de Miranda, Fiocruz
Michael Diana, CONASEMS
Priscilla Viegas, FENTAS
Stephen Stefani, ISPOR
13h55-14h05 - Fechamentos e preparação para o pitch
14h05-14h45 - Pitch dos GTs
GT Alimentação Saudável (Vídeo)
GT Atividade Física (Vídeo)
GT Condições Cardiovasculares (Vídeo)
GT Condições Respiratórias (Vídeo)
GT Diabetes (Vídeo)
GT Obesidade (Vídeo)
GT Saúde Digital em CCNTs (Vídeo)
GT Saúde Mental e Neurológica (Vídeo)
14h50-15h15 - Apresentação dos 6 projetos selecionados FEBRACE 2024 - (apresentação: Patrícia de Luca, AHF) (Vídeo)
Mapeamento estatístico referente ao consumo exagerado de sais de sódio (Na+) e potássio (K+) e a ligação entre a hipertensão no Bairro Santa Terezinha da cidade de Pedra Branca/CE: uma abordagem matemática, epidemiológica e nutricional – Projeto Chap (Saiba mais) (Vídeo)
AID Health Diabetics: sistema portátil para refrigeração de insulina (Saiba mais) (Vídeo)
Estudo fitoquímico e toxicológico da chaya (Cnidoscolus aconitifolius): habilitando o seu potencial nutricional no combate à insegurança alimentar etapa III (Saiba mais) (Vídeo)
Tudo bem não estar bem: promovendo saúde mental nas escolas (Saiba mais) (Vídeo)
Primeira investigação da presença de microplásticos em bebidas industrializadas no Brasil (Saiba mais) (Vídeo)
A Popularização do cigarro eletrônico e suas consequências à saúde do usuário (Saiba mais) (Vídeo)
15h20-15h40 – Café interativo temático (escolha sua sala)
Projetos FEBRACE (Patrícia de Luca, AHF, Danilo Campos, Ministério da Saúde)
Poluição atmosférica, novo principal fator de risco para CCNTs (Elton Prates, ABEn-MG; Yara Baxter, FórumCCNTs; Evangelina Araújo, Instituto Ar; e Mariana Matera Veras, LIM05-USP)
CCNTs/DCNTs são um problema laboral? (Alberto Ogata, FGV; Eduardo Bahia, ABQV; e Priscilla Viegas, FENTAS)
CCNTs, uma questão de cor e gênero? (Laurenice Pires, Fiocruz; e Raphael Barreto, ENSP/Fiocruz)
15h45-17h15 - Painel 3: É possível melhorar o cenário das CCNTs? (moderação: Flavia Martins, Roche) (Vídeo)
15h50-16h00 - Mudanças climáticas e ambientais têm a ver com CCNTs? Há como se adaptar e mitigar os riscos, ou é preciso contra-atacar? - Mariana Matera Veras (LIM05-USP) (Vídeo)
16h05-16h15 - Há dados provando que Startups têm impacto efetivo para melhorar prevenção e cuidados com CCNTs ou apenas adicionam opções ao mercado? - Marco Bego (InovaHC) (Vídeo)
16h20-16h30 - Com mais de mil condições de saúde para se preocupar, há como esperar que a APS seja mais resolutiva em relação às CCNTs? - Fabiano Gonçalves Guimarães (SBMFC) (Vídeo)
16h35-16h45 - Como o novo modelo da Atenção Especializada do Ministério da Saúde reduzirá filas e otimizará os cuidados de câncer, DCV, condições respiratórias e outras CCNTs? - Carmen Moura (SAES - Ministério da Saúde) (Vídeo)
16h50-17h15 - P&R (Vídeo)
Painelistas e Moderador
Ana Morato, MSc
(Instituto Desiderata)
Graduada em Enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida e em Gestão em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui Mestrado em Saúde Coletiva e está cursando Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com vasta experiência na área da saúde, atuou como Gerente de Serviços de Saúde na Prefeitura do Rio de Janeiro, enfermeira de família na Amil e Líder de Projetos na Eco Sistemas. Como gestora, destaca-se por seu foco na capacitação e no desenvolvimento contínuo dos agentes comunitários de saúde, promovendo a educação permanente. Atualmente, é diretora programática do Instituto Desiderata.
Átila Trapé, MSc, PhD
(USP)
Graduado em Educação Física em duas modalidades: Bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Cursou especialização na UNIFESP-SP. Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Foi docente na Universidade Paulista (UNIP-Ribeirão Preto), no Centro Universitário Moura Lacerda e na Universidad Montrer (México). Está como editor-chefe da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS) e coordenador do PET-Saúde Ribeirão Preto. Atualmente é docente na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EEFERP-USP), onde lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Saúde Coletiva e orienta no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação Física.
Beatrice Vetter, PhD
(FIND)
Graduada em Farmacologia na Heidelberg University (Alemanha). Doutorado em pesquisa médica pela University College London (Inglaterra) e pós-doutorado no Departamento de Doenças Infecciosas da King's College London (Inglaterra). Atuou 15 anos na área médica acadêmica e industrial, trabalhando para o Centro de Diabetes do Imperial College London nos Emirados Árabes Unidos como Oficial Sênior de Pesquisa e Qualidade, no Centro Nacional de Referência Suíço para Retrovírus como pesquisadora clínica e como Gerente Internacional de Produtos Doenças Infecciosas na Roche Diagnostics. Atualmente é Diretora do Programa de Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) na FIND.
Carmen Moura
(SAES-Ministério da Saúde)
Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), especialização em Gestão da Clinica pelo IEP Sirio Libanês. Ocupou vários cargos na administração pública, como Diretora da 1a Regional de Saúde de Saúde do Paraná (SESA-PR), Secretária Municipal de Saúde de Pontal do Paraná-PR, Coordenadora da Rede de Atenção à Saúde do Paraná (SESA-PR). Foi Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem seção Paraná , Assessora especial no Coren PR e Membro da Comissão Mista ABEn/COREN de Sistematização da Pratica de Enfermagem e membro da Comissão Permanente de Sistematização da Pratica de Enfermagem da ABEn Nacional. Atualmente é Coordenadora Geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde.
Danilo Campos, MSc
(Ministério da Saúde)
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco, título de Sanitarista pela Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz e Mestrado Acadêmico pelo programa Strictu Sensu de Saúde Pública do CPqAM/Fiocruz. Foi Servidor Público Federal com atuação no Ministério da Saúde de 2013 a 2022, trabalhando atualmente no GNova Lab - Laboratório de Inovação em Governo, da Escola. Teve experiência na Coordenação na implementação de Políticas de Saúde, com Monitoramento e Avaliação de Políticas e Programas de Atenção Especializada à Saúde. Atualmente é Coordenador-geral de Programas de Desenvolvimento em Saúde, no Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde, na Secretaria Executiva/MS."
Eduardo Bahia, MD, MBA
(ABQV)
Médico graduado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro - UNIRIO, especializado em Cardiologia pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e Medicina do Trabalho pela Universidade Gama Filho. Especialização em Gestão de Serviços Públicos de Saúde pela ENSP – Fiocruz e MBA em Saúde, com extensão na John Hopkins University, e em Marketing pela COPPEAD - UFRJ. Membro da International Association for Worksite Health Promotion (IAWHP), da Employee Assistance for Professional Association (EAPA), da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho e da National Wellness Institute (NWI), onde obteve a certificação CWP (Certified Wellness Practionner). Consultor em Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida, atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
Elton Sady
(ABEn-MG | GT Diabetes FórumCCNTs)
Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrando em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG, na linha de Saúde Coletiva. Integra os grupos de pesquisa: Observatório de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Rede GBD Brasil e o Global Burden of Disease Collaborative Network. Foi coordenador e fundador do Comitê Estudantil da ABEn-MG e integrou o Comitê Estudantil da ABEn Nacional. Atua em pesquisas com ênfase nas Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) utilizando bases nacionais de inquéritos populacionais em saúde. Atualmente é Secretário Geral da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Minas Gerais e facilitador do Grupo de Trabalho de Diabetes do FórumCCNTs.
Evangelina Araujo, MD, PhD
(Instituto Ar)
Graduada em Medicina pela Universidade Santo Amaro (UNISA), Residência Médica, Especialização em Microbiologia e Doutorado em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Especialização em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Políticas em Saúde Informadas por Evidências pelo Ministério da Saúde. Importante atuação em Relações Institucionais com órgãos do governo, associações de classe, organizações da sociedade civil, universidades, empresas do setor saúde e entidades privadas. Diretora de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Medicina. Idealizadora, fundadora e atual diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade.
Fabiano Gonçalves Guimarães, MSc
(SBMF) Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, Pós-graduação em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como Gerente de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. É Médico em Equipe de Saúde da Família em Belo Horizonte, preceptor da residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e professor da graduação em medicina da Universidade José do Rosário Vellano. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
Fernando Alves
(Ministério da Saúde)
Graduado em Enfermagem pelo UNIFATEA - CENTRO UNIVERSITÁRIO TERESA D'ÁVILA. Atuou na Atenção Hospitalar dentro da Atenção Primária à Saúde, como coordenador de Unidade Básica de Saúde. Professor convidado pelo Hospital Israelita Albert Einstein na turma de pós graduação em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde com Ênfase na Prática. Responsável pelo Proadi-SUS da coordenação, executando projetos na área de ensino, pesquisa e capacitação, projetos esses com envolvimento dos seis hospitais de excelência. Clínica. Atualmente também faz parte da equipe da Coordenação-Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.
Flávia Martins
(Roche)
Graduada em Fisioterapia pela UNIPLAC e Direito pela UDF Centro Universitário. Especialização em Fisioterapia Pneumonofuncional pela Universidade de Brasília (UnB) e especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública pelo Instituto dos Magistrados do DF, (IMDF). Foi Gerente/Chefe de Gabinete no Ministério da Defesa, Chefe da Assessoria Especial na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Atuou como Coordenadora-geral de Economia da Saúde, Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento da Secretaria-Executiva, dos Programas e Projetos de Cooperação Técnica; e no departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde. Chefe de Gabinete Ministério da Cultura. Atualmente é Gerente de Assuntos Governamentais na Roche.
Gleyce Bezerra, MSc
(CGAN-SAPS-Ministério da Saúde)
Graduada em nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutoranda em Nutrição pelo Programa de Pós Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre pelo mesmo programa . Pós graduada em Nutrição Clínica pelo programa de Residência em Nutrição do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) . Pós graduada em Nutrição Aplicada à Prática Esportiva pela Faculdade IDE. Professora de pós graduação na área de Nutrição. Principais áreas de interesse: Nutrição em Saúde Pública, agravos renais e metabólicos, doenças crônicas não transmissíveis e consumo alimentar de populações. Atualmente é Consultora técnica na Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição Ministério da Saúde (CGAN)
Guy Fones, MD, MBA
(OMS)
Graduado em Medicina pela Universidade de Medicina do Chile (1991), Especialização em nariz, orelha e garganta pela Universidade de Buenos Aires (2000) e Especialização em Gestão e Administração da Saúde pela Universidade do Chile (2006). Médico no Chile com 25 anos de experiência e realizações nos setores público, privado e global da saúde. Após liderar por 9 anos (de 2015 a 2024) o Mecanismo de Coordenação Global sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (GCM/NCD) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em julho deste ano assumiu como Cross-Cutting Lead a liderança da Estratégia de Condições Crônicas Não Transmissíveis (NCD Strategy), e ocupa atualmente a posição de Diretor Geral de CCNTs/DCNTs (Acting Director on NCDs), na OMS.
Kamila Gabe, MSc, PhD
(NUPENS-FSP-USP)
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre -UFCSPA. Mestrado e Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Tem experiência em pesquisa nas áreas de políticas públicas de alimentação e nutrição, estudos observacionais transversais e de coorte, ensaios clínicos e metodologias de avaliação do consumo alimentar. Atualmente, atua como pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (NUPENS-USP), integrando a equipe do estudo de coorte NutriNet Brasil, e realiza pós-doutorado com projeto de delineamento e teste de uma intervenção de saúde digital baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira por meio de um ensaio clínico randomizado.
Kira Koch, MSc
(OMS)
Bacharel em Bacharel em Ciências, Economia da Saúde na Universidade de Bayreuth - Alemanha. Mestrado em Economia da Saúde na Universidade de Bayreuth - Alemanha. Fellow da Organização Mundial da Saúde. Foi Estagiária de Economia da Saúde no Ministério Federal da Saúde da Renânia do Norte-Vestfália (Alemanha). Atualmente é diretora técnica do Departamento de Governança e Financiamento de Sistemas de Saúde na Organização Mundial da Saúde (OMS).
Laurenice Pires, MSc, PhD
(Fiocruz)
Assistente Social pela PUC-RJ, com Especialização em Gestão da Atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Doutorado pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fiocruz. Ampla experiência em gestão, políticas públicas e advocacy em saúde, no terceiro setor. Atuou como Analista de Projetos e Gerente de Saúde no Instituto Desiderata. Mentora no Columbia Women's Leadership Network Program. Membro do Observatório de Saúde Global e Diplomacia da Saúde, do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz. Coordenadora adjunta da Especialização em Direitos Humanos e Relações Étnico-raciais no DIHS/ENSP/Fiocruz.
Leandro Rezende, MSc, PhD
(Unifesp)
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André. Mestrado em Medicina Preventiva e Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante no Departamento de Nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health. Orientador permanente no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da EPM/UNIFESP. Pesquisador Colaborador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp).
Marcello Baird, MSc, PhD
(ACT Promoção da Saúde)
Doutor e Mestre em Ciência Política pela USP. Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Ciências Sociais pela USP. Foi pesquisador visitante na Columbia University (NY). Foi coordenador de advocacy no Instituto Sou da Paz e gerente de advocacy na Endeavor. Atualmente é Professor de Ciência Política na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Faculdade Getúlio Vargas (FGV), além de Coordenador de Advocacy na ACT Promoção da Saúde.
Marco Akerman, MSc, PhD
(FSP-USP)
Graduado em Medicina, Especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público - Fundação Getúlio Vargas; Mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde e PhD em Epidemiologia e Saúde Pública - Universidade de Londres; Especialista em Ativação de Mudanças na Graduação de Profissionais de Saúde - FIOCRUZ; Livre-Docente - FSP/USP. Foi Presidente da Associação Paulista de Saúde Pública e Vice-Presidente Regional para América Latina da União Internacional de Promoção e Educação na Saúde, fez consultorias para OPAS, FUNDAP-SP, Ministério da Saúde, ANS e Prefeituras/Secretarias Municipais. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde / Faculdade de Saúde Pública-USP.
Marco Bego, MSc
(InovaHC)
Graduado em Engenharia Elétrica e Pós graduado em Engenharia Clínica na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Possui ampla experiência na gestão de suprimentos, logística e infraestrutura no complexo HC-FMUSP, atuando também como pesquisador na área de automação de processos na Escola Politécnica da USP, com foco em gestão hospitalar. Além disso, liderou as operações de cadeia de suprimentos e manutenção no Hospital São Luiz, parte da Rede D'Or São Luiz. Atualmente é Diretor Executivo no Instituto de Radiologia INRAD -HCFMUSPINRAD e Chefe de Inovação na InovaHC.
Maria Turci, MSc, PhD
(UFMG)
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestrado (2010) e doutorado (2015) em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primaria, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica, saúde pública, saúde da família, equidade, planejamento, qualidade da assistência e programas nacionais de saúde. Atualmente é professora assistente de medicina na Unifenas - Universidade Prof. Edson Antônio Velano e Superintendente de Atenção Primaria à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
Mariana Matera Veras, MSc, PhD
(LIM05-USP)
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Braz Cubas, Mestre em Anatomia comparada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e Doutora em Fisiopatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Áreas de interesse em pesquisa: patologia ambiental e experimental, toxicidade de contaminantes ambientais, biomonitoramento, poluição do ar e saúde humana, políticas públicas de saúde e meio ambiente. Experiência didática em: patologia geral, anatomia, histologia, biologia do desenvolvimento, poluição do ar e saúde humana. Pesquisadora Científica do Estado de São Paulo (PqC VI) e Chefe responsável pelo LIM05 - Laboratório de Patologia Ambiental e Experimental - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Marina de Miranda, MSc, PhD
(Fiocruz)
Licenciatura e Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas e Mestra em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas, Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Em 2012, colaborou como pesquisadora visitante no Gabinete de Investigação em Geografia da Saúde da Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Concluiu o pós-doutorado em Saúde Pública pela USP. Também é pesquisadora colaboradora do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde da Universidade de Brasília. Atualmente é Pesquisadora na FIOCRUZ - Brasília/DF.
Melissa Medeiros
(ACBG Brasil)
Graduada em Administração, Negócios e Marketing pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Empreendedora desde os 18 anos, atuando em gestão de micro empresa e de equipe na área de marketing, gerência nacional de equipe de vendas e de marketing de indústria alimentícia, executiva de contas da indústria gráfica, organização de eventos e congressos nacionais, assessoria de imprensa, produção gráfica em vários tipos de mídia. É Conselheira Nacional de Saúde no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fundadora e Presidente da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço - ACBG Brasil, organização social que vai completar 10 anos na área de saúde, focada em oncologia.
Michael Diana, MBA, MSc
(CONASEMS)
Graduado em Enfermagem, MBA pela Faculdade Getúlio Vargas - FGV, Mestrando em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap, curso de análise comparada de sistemas de saúde pela Universidade de Copenhague/Dinamarca, especialista em Gestão do SUS, Avaliação em Saúde, Informática em Saúde e Gestão Orçamentária e Financeira do SUS Municipal. Possui 14 anos de experiência na gestão do SUS nas esferas municipal, estadual e federal e experiência pregressa na assistência à saúde. Liderou equipes de projetos importantes para a Saúde Digital do Brasil. Atualmente é assessor técnico do CONASEMS.
Priscilla Viégas, MSc, PhD
(Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde - FENTAS)
Formada como Técnica de Enfermagem na Escola Almirante Soares Dutra e Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Pernambuco - UPE, Especialização na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde Mental, na Universidade de Pernambuco. Mestre em Direitos Humanos pelo PPGDH - UFPE. Doutoranda em Inovação Terapêutica pelo PPGIT-UFPE. Foi Diretora Financeira da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO), Conselheira Nacional de Saúde e membro da Mesa Diretora, Conselheira Suplente no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 onde atualmente é Delegada. Atualmente é Coordenadora no Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadoras(es) da Área de Saúde (FENTAS) e Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Jaboatão dos Guararapes - PE.
Raphael Barreto, MSc, PhD
(ENSP/Fiocruz)
Graduado em Enfermagem pela Faculdade Estácio e Graduando em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ). Mestre e Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - (ENSP/FIOCRUZ). Na Organização Social de Saúde (OS) Viva Rio atuou como Gerente de operações e serviço, Compliance e Gerente Administrativo. Foi Supervisor Técnico no Programa de Telemonitoramento de Gestantes de Alto Risco junto à SMS/RJ e Gerente da área de Obesidade infantojuvenil no Instituto Desiderata. Atualmente é docente na faculdade Estácio e pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.
Stephen Stefani, MD, MBA
(ISPOR | Fundação Unimed)
Médico Oncologista pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), com MBA em Gestão de Saúde. Ex-fellow da University of California/Stanford. Atuou como Coordenador da Unidade de Oncologia da UNIMED, Presidente do Comitê de Formuladores de Políticas e Pagadores de Saúde da ISPOR América Latina e Professor do curso de pós-graduação da Fundação Universidade UNIMED. Vasta experiência como autor e coautor de periódicos nacionais e internacionais sobre oncologia, auditoria médica e farmacoeconomia. Atualmente é Coordenador do Programa de Benefícios de Medicamentos Oncológicos da CAPESESP e Presidente da ISPOR.
Instituições Confirmadas
ACT Promoção da Saúde
ADJ Diabetes Brasil
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil)
Associação Brasileira de Enfermagem, Minas Gerais (ABEn-MG)
Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV)
Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF Colesterol)
Associação Doce Vida
Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA)
Associação pela Saúde Emocional (ASEc+)
Associação Rede Unida
AstraZeneca
Boehringer Ingelheim
Conselho Federal de Psicologia (CFP)
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP)
Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição Ministério da Saúde (CGAN)
Cosems Bahia
EEEP Antonio Rodrigues de Oliveira
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP)
Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - USP
Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra
Escola Educação Criativa
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP)
Escola São Domingos
Faculdade de Medicina - USP
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP)
FIND
Fiocruz
Fleximedical Soluções em Saúde
Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS)
Fundação Novartis
Girl Up Brasil
Grupo de Estudo e Pesquisa Respiratória na Atenção Primária (GEPRAPS)
Hospital das Clínicas FMUSP
InovaHC
Instituto Ar
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
Instituto Desiderata
Instituto nacional de Câncer (INCA) do Ministério da Saúde
Instituto Opy de Saúde
Instituto Saúde e Sustentabilidade
ISPOR
Laboratório de Patologia Ambiental e Experimental do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (LIM05)
LiveLab
Ministério da Saúde
Movimento Influencers Diabetes Brasil (MIDB)
Novo Nordisk
Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (NUPENS-USP)
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Painel Brasileiro da Obesidade (PBO)
Pé de Feijão
Prefeitura Municipal de Valença-RJ
Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ
ResMed Brasil
Roche
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC)
Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA-MS)
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ)
Serviço Social da Indústria (SESI)
Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD)
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)
SoulBeeGood
Unifenas Universidade
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Vertentes Ecossistema de Saúde Mental
Viatris
Comments