Eventos

23 de Oct de 2019
  • 23 de Out de 2019 de 7:50am a 1:30pm
  • Localização: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01318-901
  • Útimas atividades: Set 6

Objetivos

  1. Atualizar participantes sobre DCNTs no Brasil e no Mundo e conhecer as atualizações da agenda nacional de DCNTs do Ministério da Saúde
  2. Compreender as prioridades e oportunidades de parceria com o Minitério da Saúde do Brasil
  3. Aprender com relatórios de casos sobre:
  • Parcerias com o setor privado e entre setores
  • Potencial e Impacto de inovações multissetoriais
  • Parcerias Intersetoriais vs Conflito de Interesses
  • Medição de impacto

PROGRAMAÇÃO

7:30 - 7:50 -  Credenciamento

7:50 - 8:20 -  Boas-vindas e Abertura

Mark Barone, PHI-MF; Wilames Freire Bezerra, Conasems; Fátima Marinho, Vital Strategies; Patricia de Luca, AHF; Simone Tcherniakovsky, Novo Nordisk; José Otávio Corrêa, Abbott

8:30 - 8:50 - Apresentação dos participantes (Ricardo Lauricella)

8:50 - 9:10 - Papel dos diferentes setores e parcerias multisetoriais que avançam a agenda das DCNTs no Brasil (moderação: Yara Baxter, Novartis Foundation) 

  • Luciana Monteiro Vasconcelos Sardinha (DASNT/SVS/MS)

9:20 - 10:20 -  Painel 1 - Parcerias Intersetoriais vs Conflitos de Interesse (moderação: Márcia Regina de Mattos Chaves, PMSP)

  • Wilson Modesto Pollara (IAMSPE)

10:30 - 10:50 - Coffee-Break

11:00 - 11:20 - Como integrar o meio acadêmico em uma iniciativa multissetorial para produzir impacto social no tratamento de diversas DCNTs? (Geraldo Lorenzi-Filho, InCor-HCFMUSP)

11:30 - 12:30 - Painel 2 - Seleção de indicadores para medição de impacto e ROI e sua relevância para atrair investimentos e influenciar políticas (moderação: Maria Angela Bouskela)

  • Rafael Godoy (Bloomberg Initiative)
  • Fabrizio Rigout (Plan)

12:40 - 13:10 - Quais são os principais planos do Ministério da Saúde para o combate às DCNTs no Brasil e quais tipos de parcerias com outros setores almejamos formar?

13:30 - Almoço

PALESTRANTES e FACILITADORES

 

3535930161?profile=RESIZE_710xFabrizio Cardoso Rigout, PhD

(Plan)

Graduado em Sociologia pela University of Pennsylvania (1996), mestrado e doutorado em Sociologia pela University of California, Berkeley (2001 e 2018), com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento Econômico e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social corporativa, modernização, desigualdade, mertiocracia. Tem experiência profissional na área de políticas públicas, avaliação e monitoramento, especialmente pesquisas tipo survey e entrevistas em profundidade.
 
 

3531156591?profile=RESIZE_710xGeraldo Lorenzi-Filho, MD, PhD

(InCor-HCFMUSP)

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado na área de Defesa Pulmonar pela Universidade de São Paulo (1993). Fez pós-doutorado em Medicina do Sono na Universidade de Toronto (1996). Livre Docência na área de Pneumologia/ Medicina do Sono em 2006 pela Universidade de São Paulo. Médico assistente da Disciplina de Pneumologia USP, desde 1993. Fundador e Diretor do Laboratório do Sono, Disciplina de Pneumologia, Instituto do Coração. Lidera atividades interdisciplinares, tendo sido presidente da Associação Brasileira do Sono (ABS) entre 2016-2017.
  
3050090018?profile=RESIZE_710x
 

José Otávio Corrêa, MBA

(Abbott)

Bacharel em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, especialização em marketing pela ESPM e em Relações Governamentais pela Universidade de George Washington. Amplo conhecimento em Políticas Públicas, com mais de 25 anos de experiência na Indústria da Saúde. Trabalhou nas empresas Bayer, Schering AG, Sanofi-Aventis e Eurofarma em vendas, marketing, acesso ao mercado (público e privado) e, na Abbott desde 2012, como Diretor de Acesso e Negócios Institucionais no Brasil, e Diretor Global de Negócios Institucionais pela divisão Farmacêutica. Atualmente é responsável pela área de Relações Governamentais e Institucionais (Corporate) da Abbott Brasil, Paraguai e Bolívia.

 
 

Luciana Monteiro Vasconcelos Sardinha, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduada em Nutrição pela Universidade de Brasilia (1996) Especialização em Eidemiologia (1998) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Brasilia (2002), Especialização em Gestão Governamental pela UPIS (2009) e Doutora pela Universidade de Brasilia em Epidemiologia. Atualmente é consultora nacional para Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Organização PanAmericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde e professora do curso de Medicina do UNICEUB na área de Saúde Pública do idoso.

 

1718485598?profile=RESIZE_710xMárcia Chaves

(Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo)

Cirurgiã Dentista pela Universidade de São Paulo (FO-USP), com atuação em diversas áreas da Saúde Pública nas esferas estadual e municipal: apuração das denúncias relativas a superfaturamento; administração de contratos; compras públicas, tendo implantando as compras eletrônicas no município de São Paulo, entre outras. Foi autoridade sanitária na COVISA - Coordenação de Vigilância em Saúde, em processos de certificação de boas práticas, qualificação e validação de processos. Entre agosto de 2014 e dezembro de 2018 coordenou a reformulação da Ouvidoria SUS do MSP, que incluiu os serviços de atendimento ao usuário das organizações sociais contratadas, e se tornou referência nacional e internacional. 

 

14339423?profile=RESIZE_710xMaria de Fatima Marinho de Souza, MD, PhD                                                                                         

(Vital Strategies)

Graduada em Medicina pela UFRJ, Mestre e Doutora em Medicina Preventiva/Epidemiologia pela USP. Foi Coordenadora Geral de Informações e Análise do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde (2005-2007), Coordenadora de Informações e Análise em Saúde da OPAS (2008-Set.2012) e Assessora responsável pelo Observatório Regional de Saúde da OPAS (Set.2012-Jan.2014). Foi Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde até o início de 2019. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da UFMG e do Instituto de Estudos Avançados da USP. Atualmente trabalha na Vital Strategies.  

116218419?profile=RESIZE_710x

Maria Angela Loguercio Bouskela, MD, MSc, MBA

(Consultoria de Saúde Global)

Médica pediatra, com Mestrado e MBA pela USP. Consultora na área da Saúde, participa da coordenação do projeto HealthRise Brazil. Trabalhou por 21 anos na Indústria Farmacêutica; responsável pela Divisão de Produtos Biotecnológicos na Roche, e CEO na Stiefel. Tem sólida experiência em liderança e gestão em ambientes complexos. Há 8 anos trabalha em Washington DC, com experiência em consultoria para a Abt Associates e no programa Saúde na África do Banco Mundial, com vivência em 13 países, e com coaching e mentoria, focando em desenvolvimento profissional e pessoal. 

14339336?profile=RESIZE_710x

 Patricia Vieira de Luca, MSc                                                       

(Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar)

Bacharel, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo, atuando principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil durante os últimos 10 anos. Foi presidente e atualmente é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).

 

3535944542?profile=RESIZE_710xRafael Godoy Bueno da Silva

(Bloomberg Initiative)

Formado pela Universidade de São Paulo em 2013. Coordenador de Dados e Vigilância da Bloomber Initavie.

 

 

 

 

14339380?profile=RESIZE_710x

 
 
Ricardo Lauricella
 
(Profissional de Comunicação Corporativa e Gestão no 3º setor)
 

Graduado em Comunicação Social e Jornalismo, com Pós-graduações em Comunicação Corporativa e Gestão no 3º setor, trabalha há 15 anos nas atividades de planejamento e interlocução com diferentes setores, especialmente na área da saúde. De 2010 a 2019 foi responsável no CIES Global pelo mapeamento, participação e acompanhamento de oportunidades, como o prêmios recebidos pelo CIES, e de fóruns e grupos de trabalho relacionados a finanças sociais e indicadores de impacto social. Comandou, ainda, o departamento de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing do CIES Global.  

1044279862?profile=RESIZE_710xSimone Warmbrand Tcherniakovsky, MBA                               

(Novo Nordisk)
 
Graduada em Farmácia- Bioquímica pela USP, com especialização em Marketing pela ESPM e MBA pela Insper, possui longa carreira em empresas farmacêuticas e de saúde. Iniciou suas atividades em marketing de produtos e nos últimos 10 anos, vem desenvolvendo grande experiencia em assuntos institucionais/governamentais, políticas de saúde, comunicação, advocacy e acesso a mercado. Responsável pela “start up” das áreas de comunicação e assuntos institucionais/governamentais em empresas como Baxter, Alexion Pharmaceuticals e desde 2015 na Novo Nordisk Farmacêutica, possui um histórico de sucesso no desenvolvimento e implementação de estratégias de assuntos governamentais e acesso a mercado em suporte a estratégias de negócios em diferentes áreas terapêuticas, assim como relações com imprensa, projetos de identidade corporativa e responsabilidade social corporativa.   
 
 

3536647105?profile=RESIZE_710xWilames Freire Bezerra, MSc

(Conasems)

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Atual Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Secretário Municipal de Saúde de Pacatuba/CE. 

 

 

 

3476628348?profile=RESIZE_710x

Wilson Modesto Pollara, MD, PhD

(Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual)

Graduado, Pós-graduado em Cirurgia Geral, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Faculdade de Medicina da USP. Presidente Mundial do Colégio Internacional de Cirurgiões (1999 a 2000). Autor de livros e artigos sobre diferentes temas. Desde 1988 exerce cargos administrativos ligados a Administração Hospitalar, Convênios e Área da Saúde em geral. Exerceu a função de Coordenador Geral de Cirurgia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (2008 a 2011). Foi diretor Executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP (2011 a 2013). Atuou como secretário-adjunto de Estado da Saúde de São Paulo (2013 a 2016) e secretário municipal da Saúde de São Paulo 2017 a 2018). Atualmente é superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). 

80436915?profile=original

 

Yara Carnevalli Baxter, PhD

(Fundação Novartis)

Graduou-se em Nutrição, com mestrado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Participou em cursos locais e internacionais de liderança e gestão. Com início da carreira no Hospital das Clínicas da FMUSP por 12 anos, atuou em assistência, ensino e pesquisa. Trabalhou na Novartis do Brasil por 21 anos, dirigindo os Negócios da Nutrição Hospitalar; da Oncologia e na Diretoria de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa. Atualmente representa a Fundação Novartis nas suas atividades no Brasil para o projeto Better Hearts Better Cities.

3530148364?profile=RESIZE_710x

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil.

Join Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil