IDF - Obesidade e diabetes tipo 2: uma abordagem conjunta para deter o aumento
qui., 31 de mar.
|Evento Online.
Horário e local
31 de mar. de 2022, 09:00 – 10:30
Evento Online.
Sobre o evento
O impacto das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) está em alta. Estima-se que as DCNTs causem 41 milhões de mortes a cada ano (71% do total global), das quais 15 milhões são prematuras. Apesar de os Estados-Membros terem acordado um conjunto de metas voluntárias a atingir até 2025, o aumento de 0% da meta de diabetes e obesidade está catastroficamente fora dos trilhos. O relatório Missing the Target da World Obesity destaca o aumento dos níveis de obesidade em todo o mundo e destaca que todos os países estão preocupantemente fora do caminho para cumprir as metas globais de 2025 com as quais se comprometeram, pondo em risco o sucesso de outras metas de DCNT, como as relacionadas à diabetes. O IDF Diabetes Atlas 10th Edition relata um aumento global contínuo na prevalência de diabetes tipo 2, que representa cerca de 90% de todos os diabetes. Confirma o diabetes tipo 2 como um desafio global significativo para a saúde e o bem-estar de indivíduos, famílias e sociedades.
Em vista disso, a IDF e a Federação Mundial de Obesidade desenvolveram em conjunto o resumo de políticas “Obesidade e diabetes tipo 2: uma abordagem conjunta para deter o aumento”.
Tópicos do resumo: Ressalta que só poderemos deter o aumento do diabetes tipo 2 se a ação sobre a obesidade também for priorizada. Gerar conhecimento sobre as causas da obesidade e reconhecer que é um fator de risco para diabetes tipo 2 e outras condições de saúde, exigindo ações urgentes, tanto a curto quanto a longo prazo. Enfatizar a importância de adotar uma abordagem sistêmica se quisermos deter com sucesso o aumento das DCNTs relacionadas à dieta. Defender o cuidado centrado nas pessoas e garantir que as pessoas que vivem com obesidade, diabetes tipo 2 e outras DCNTs sejam incluídas no desenvolvimento e avaliação de intervenções e diretrizes.
Inscreva-se aqui.